Como instalar botijão de gás fora da cozinha? Entenda aqui! | Copagaz
Blog Copagaz
28 de dezembro de 2020
Comentários (0)

Como instalar botijão de gás fora da cozinha? Entenda aqui!

botijão de gás fora da cozinha

A instalação correta do gás de cozinha é importante para manter a segurança da sua casa durante o consumo no dia a dia. Confira algumas dicas e o passo a passo de como instalar botijão de gás fora da cozinha!

O que você precisa saber sobre o botijão de gás de cozinha?

Antes de saber mais sobre a instalação, vamos entender se você deve usar o gás natural ou GLP e quais são os tipos de botijões mais utilizados em cozinhas.

Entre o gás natural e o GLP, o Gás Liquefeito de Petróleo é o mais indicado, pois oferece as melhores soluções de mobilidade, economia e alta potência calorífica na preparação de alimentos, aquecimento de água, entre outros.

Confira a seguir os dois modelos mais utilizados como gás de cozinha!

Qual botijão é melhor para minha cozinha?

O botijão de gás pode aparecer em modelos diferentes, mas a gente te ajuda a entender. O mais comum é que, para a sua casa, você escolha entre os modelos P13 e P45, mesmo que sem saber. A diferença principal é o peso e, portanto, o tamanho do botijão.

O botijão P13 e o P45 são indicados para agilizar o preparo de alimentos, e a diferença entre eles está na capacidade de armazenamento, sendo o P13 menor (13 kg) e o P45 maior (45 kg). O P45 também é ideal para ser utilizado em diversos tipos de comércios, justamente pela sua maior capacidade de armazenamento.

Onde devo instalar o botijão de gás de cozinha?

O botijão de gás pode ser instalado em um local arejado e limpo em uma área externa da casa (ou estabelecimento), em uma posição elevada e com proteção contra raios solares e chuvas – se desejar, utilize grades para proteção.

A recomendação da Copagaz é evitar armazenar os botijões em ambientes ou compartimentos fechados, como armários de pia com portas, porões, etc.

Botijão fora da cozinha: passo a passo

Agora que você já sabe o que é GLP e a importância do local de instalação, confira o passo a passo de como instalar o botijão de gás fora da cozinha!

Escolha um local ventilado

Dessa forma, em raros casos de vazamento, o gás pode se dispersar com facilidade – se não for possível fora de casa, é importante que seja em uma área arejada, como de serviço ou lavandeira.

Mantenha distância de faíscas

Para a instalação do botijão, é indicado manter a distância de, no mínimo, 1,5 metro de instalações elétricas, como tomadas e interruptores. Ralos e grelhas de escoamento de água também precisam estar distantes para evitar acidentes em caso de vazamentos.

Botijão na posição vertical

É muito importante que, antes, durante e depois da instalação, mantenha o botijão na posição vertical.

Registro e queimadores

Por segurança, quando for instalar o botijão de gás, o ideal é desligar o registro do gás e os  botões queimadores do fogão.

Qualidade do botijão

Verifique o selo do INMETRO com a marca NBR na mangueira e a identificação de qualidade no recipiente da Copagaz, nas cores verde e prata. A mangueira deve ser maior que 80 cm, ter o prazo de validade de até cinco anos, não deve ser emendada em outra nem ficar exposta passando por trás do fogão, para não superaquecer.

Confira sinais de bolhas

Utilize uma esponja com espuma nas conexões (mangueira e regulador); se houver sinais de bolhas, repita o procedimento.

Pronto! Tudo certo para usar o seu botijão

Agora, após a instalação, não cubra o botijão com capas de pano ou plástico, sob o risco de pegar fogo em caso de vazamento de gás.

Dicas: instale seu botijão de gás com segurança!

Não use ferramentas

Durante a instalação, não utilize nenhuma ferramenta, pois pode causar danos ao recipiente e às conexões, como os alicates. A chave de fenda deve ser utilizada somente para a instalação de um novo kit de mangueira e regulador, para apertar as braçadeiras, por exemplo.

Defina um local fixo para o botijão

É fundamental que se escolha um local fixo para o seu botijão de gás ou se utilize bases com rodinhas para a realização da limpeza do local – isso evita folgas nas conexões do botijão com o fogão.

Feche o registro para evitar vazamentos

A última dica é sempre fechar o registro quando não estiver utilizando o gás, até mesmo quando estiver em casa. E, em caso de vazamento, não acenda as luzes, mantenha portas e janelas abertas e fique fora de casa – se houver risco de explosão, acione o Corpo de Bombeiros.

Viu como é simples? Se você seguir essas dicas, fica muito mais tranquilo instalar o seu botijão de gás. Mas, se você tiver outras dúvidas, entre em contato com a equipe Copagaz da sua região. Nós podemos ajudar!