Por que o botijão de gás faz barulho? Veja o que pode ser e como resolver
O gás de cozinha, ou GLP gás, está presente em milhares de residências por todo o país por oferecer uma energia limpa e sustentável. É muito simples contar com a energia do botijão de gás, mas podem surgir algumas dúvidas durante o uso.
Botijão de gás fazendo barulho? Confira agora o que pode causar essa situação e quais são as dicas de segurança para fazer um melhor uso do seu gás de cozinha.
Índice
- Quando é normal o botijão de gás fazer barulho?
- Então, quando sei que tem algo errado com o barulho?
- Isso só acontece com botijão P13?
- Dicas de verificação
- Ficou com alguma dúvida?
Quando é normal o botijão de gás fazer barulho?
De forma científica, sempre que utilizamos o gás, a pressão interna do botijão diminui. Isso pode fazer com que entre ar no botijão, para que a pressão se estabilize. É esse ar que, geralmente, gera os barulhos no botijão de gás. Confira outras possíveis causas conhecidas:
- Queimadores de fogão: ao acender os queimadores do seu fogão, por exemplo, é normal que a liberação do gás GLP faça um som baixinho. Isso significa apenas que a válvula está aberta e liberando o gás para entrar em contato com as chamas e você poder cozinhar.
- Mangueiras: um ruído baixo também pode ser ouvido das mangueiras que fazem a passagem do gás do botijão para os queimadores, por meio do regulador. Se for muito alto, você pode checar se não existem vazamentos. Do contrário, é natural do próprio mecanismo de liberação de gás.
- Botijão novo: Ao trocar o botijão de gás, é normal escapar um pouco de gás quando o cone-borboleta é pressionado na válvula, isso provoca um chiado que deve desaparecer assim que as peças estiverem corretamente ajustadas.
Então, quando sei que tem algo errado com o barulho?
Primeiramente, é preciso investigar de onde está vindo o som e se o nível de ruído é muito elevado. Geralmente, o barulho mais alto está no regulador ou na mangueira.
Se perceber que há um barulho mais alto ou fora do comum, o ideal é tomar as medidas básicas de segurança. Confira se há vazamento de gás, aplicando espuma de sabão sobre o regulador, se há formação de bolhas. Caso sim, verifique se alguma peça está danificada e troque, caso necessário.
Nesses casos, é recomendado desligar a válvula de passagem e não causar nenhum tipo de faísca, ligando interruptores ou outros aparelhos elétricos. Aguarde um tempo e abra as janelas do ambiente para o ar circular.
Isso só acontece com botijão P13?
O botijão de gás 13 kg, ou botijão P13, é o tamanho mais comum de botijão de gás para cozinha. Mas outros tamanhos de botijões de gás podem ter uso em residências, comércios e indústrias, como o botijão P45. Os cuidados e alertas são os mesmos: barulhos elevados e apitos são sinais de que é importante procurar assistência especializada imediatamente.
Dicas de verificação
Instalação
Para manter a segurança do local e das pessoas, é fundamental que a instalação seja realizada de maneira correta por alguém que conheça todos os procedimentos técnicos.
Validade e certificação
Além do seu botijão de gás, que deve conter um selo de certificação do INMETRO e não possuir avarias, como partes do casco amassadas ou arranhadas, os itens que fazem parte da instalação, como válvula e mangueira, também devem seguir esse padrão. As informações de certificação e validade devem constar na peça para que ela esteja dentro dos padrões de segurança.
Manutenção
Realize a manutenção anualmente do seu fogão, como a limpeza das bocas e peças internas, para evitar possíveis acidentes ocasionados pelo mau funcionamento do equipamento.
Ficou com alguma dúvida?
Se você precisar de algum tipo de suporte sobre a instalação do seu botijão de gás ou dúvidas na manutenção, entre em contato com a nossa equipe Copagaz pela central de atendimento, no telefone 0800 707 2672.