Blog Copagaz
18 de junho de 2019
Categoria:
Comentários (0)

Você sabia que o GLP é usado para a recauchutagem de pneus?

O GLP é uma fonte energética que proporciona diferentes usos, seja no ambiente doméstico, nos estabelecimentos comerciais voltados à alimentação, no agronegócio ou na indústria. Você sabia que uma das aplicações do gás liquefeito na indústria é no processo de recauchutagem de pneus?

A recauchutagem é o aproveitamento da estrutura do pneu gasto (desde que ela esteja em boas condições de conservação) para incorporar nova borracha e deixá-lo em condições de uso. Trata-se de uma alternativa sustentável e econômica tanto para as empresas ligadas ao setor automobilístico quanto para o consumidor.

Fonte energética para a recauchutagem

As empresas que trabalham com recauchutagem de pneus precisam de uma fonte energética para a geradora de vapor. Trata-se de um recipiente metálico cuja função é gerar vapor por meio do aquecimento de água. O vapor é utilizado nas autoclaves e injetado dentro da câmara de vulcanização sob pressão e entra em contato direto com a borracha a ser vulcanizada.

O GLP é mais eficiente, devido a seu alto poder calorífico, e mais limpo e seguro do que a lenha e o óleo, fontes de energia ainda utilizadas por algumas empresas para a recauchutagem de pneus.

Mais eficiente que lenha e óleo

A lenha tem baixo poder calorífico e exige muito espaço da indústria para armazenagem, além estar fora das premissas de sustentabilidade almejadas pelo setor industrial. O óleo precisa ser queimado com eficiência para entrar em alto grau de combustão, o que significa alto consumo de energia.

Indústrias que utilizam o óleo também têm altos custos de manutenção. Sendo o óleo uma fonte energética poluente, a empresa precisa ter um sistema de filtragem pó-queima para a remoção do material particulado. Os filtros manga desse sistema precisam ser trocados com frequência.

Dessa forma, a indústria automobilística é mais uma que se beneficia do poder calorífico e praticidade do GLP.

Viu como o GLP é uma fonte energética eficiente para a indústria de recauchutagem de pneus? Para mais informações, entre em contato com nossa equipe de especialistas pelo 0800 707 2672 ou pelo nosso site.

Saiba mais sobre o uso do GLP na indústria:

GLP: eficiência e sustentabilidade para a indústria

Indústria asfáltica alavanca 15% na produtividade com uso de GLP