Tamanhos de botijões de gás e cilindros | Copagaz
Blog Copagaz
14 de fevereiro de 2024
Comentários (0)

Qual é a diferença entre os tamanhos de botijões de gás e cilindros?

Botijões de gás da Copagaz
3 minutos para ler

O botijão de gás é a forma mais comum dos brasileiros prepararem a sua comida no dia a dia. Além disso, para quem quer economia, o GLP (gás presente no botijão) é um forte aliado na hora de fazer o aquecimento da água. Agora, você já parou para pensar qual é o tamanho de botijão ideal para atender às necessidades da sua casa, comércio ou indústria? Confira, agora, as principais dúvidas sobre os tamanhos de botijão de gás, as diferenças entre eles e saiba qual é o mais vantajoso para você!

Quais os tipos de cilindros e botijão de gás?

Antes de falar sobre os tamanhos, precisamos te contar que são dois os tipos de botijão de gás mais comuns presentes no mercado. Confira!

  • Transportáveis: são vasilhames para quem precisa de um consumo pequeno ou médio. São modelos de botijões transportáveis o P13, P20 e P45.
  • Estacionários: são cilindros ou tanques fixos para quem precisa consumir de médio a grande volume.
    São cilindros verticais de  190kg, 500 kg, 1.000, 2.000 kg e 4.000 kg, 20.000.
    E horizontais de 500kg, 1.000 kg, 2.000 kg, 4.000 kg, 5.000 kg, 20.000 kg e 60.000 kg

    Quais os tamanhos de cilindros e botijão de gás?

    Pronto! Agora que já contamos que são dois tipos de cilindro e botijão de gás, vamos explicar melhor quais são os tamanhos de botijão e cilindros e qual pode ser ideal para atender melhor às necessidades da sua casa, comércio ou indústria, seja de pequeno ou grande porte. Dica: se você reparar, o nome do botijão de gás já te conta o tamanho dele! Exemplo: o botijão de gás P13 possui 13 kg. O mesmo acontece para cilindros. Exemplo: o cilindro P45 possui 45 kgs.

    Qual o menor botijão de gás? Conheça os botijões ideais para quem vai consumir pouco!

    Os botijões de gás com capacidades menores, como P2 (2 kg), P5 (5 kg) e P8 (8 kg), são utilizados geralmente em comércios ambulantes na área alimentícia, em lampiões de acampamentos ou por quem tem baixo consumo residencial. Eles são ótimas alternativas de fonte de energia, principalmente pela facilidade de transporte e dimensões reduzidas.

    Qual é o botijão ideal para minha cozinha?

    O botijão de gás 13kg é o mais utilizado em cozinhas residenciais de todo o país, pois garante melhor rendimento no preparo de alimentos durante todo o mês, além de ser seguro e econômico quando comparado ao gás natural encanado.

    Qual tamanho de cilindros e tanques para quem possui comércio?

    Cilindro P20

    Utilizado em empilhadeiras da área industrial, o P20 (20 kg) serve como um combustível eficiente e se diferencia por ficar na posição horizontal, e não na vertical, como os demais modelos.

    Cilindro P45

    O P45 é o mais indicado para quem consome em maior escala, como em residências que necessitam de GLP para aquecimento de água e preparação de alimentos, ou no setor comercial, como em lavanderias e restaurantes.

    Cilindros P190 kg

    Os cilindros de 190 kg são utilizados nos setores de comércio como restaurantes e padarias, por disponibilizar uma grande maior quantidade de GLP para a produção. Os cilindros são instalados e abastecidos pelo caminhão.

    Tanques estacionários

    Os tanques estacionários são grandes recipientes de contenção que armazenam o GLP com segurança no local onde será utilizado. O sistema de abastecimento a granel é indicado para indústrias e grandes empresas.

Entre em contato conosco!

Ficou com alguma dúvida sobre qual modelo é ideal para você? Entre em contato com o atendimento da Copagaz, através da nossa central de atendimento, pelo telefone 0800 707 2672, e converse com a nossa equipe de especialistas. O mais importante na hora de escolher entre os diversos tamanhos de botijão de gás é saber entender qual é a sua necessidade de consumo. A partir daí, a gente te ajuda a escolher o tamanho com maior custo-benefício. Esperamos ter ajudado!