Dona da própria padaria registrando no tablet os preços dos produtos do balcão.

Índice

  1. O que avaliar ao precificar os produtos da sua padaria?
  2. Qual a margem de lucro ideal para uma padaria?
  3. Como calcular a precificação dos produtos?
  4. Quais os produtos que dão mais lucro em uma padaria?

A satisfação dos clientes é um dos fatores mais importantes para o sucesso do negócio, inclusive na qualidade de um produto. Saber como precificar os produtos da padaria, por exemplo, é uma das atividades desse meio que ajuda a manter em dia a saúde financeira do estabelecimento. 

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para você entender como precificar os seus produtos e ter oportunidades maiores de destacar o seu negócio no mercado. Confira!

O que avaliar ao precificar os produtos da sua padaria?

Existem alguns pontos que devem ser considerados para precificar os produtos da sua padaria. Veja quais são!

Entenda se os seus produtos geram valor

Uma das dúvidas mais comuns dos empreendedores no ramo alimentício é se os produtos geram valor. Fato é que a precificação para a padaria é estabelecida a partir do que um produto pode oferecer ao público. Por isso, é comum encontrarmos o mesmo item com valores diferentes, o que torna ainda mais significativo para o consumidor. 

Além disso, o cliente sempre procura por algo benéfico para agregar valor às suas necessidades e poderá manter a preferência pelo produto independente do seu preço de mercado. 

Considere todos os seus custos

Os custos envolvem todas as despesas com produtos para vender na padaria, passando pela fabricação, o armazenamento e a venda direta ao público. Esse planejamento financeiro é dividido em quatro tipos: 

  • custos diretos: produção da quantidade ideal de itens;
  • indiretos: despesas não incluídas que interferem na fabricação dos produtos, como equipamentos de cozinha ou confeitaria;
  • custos fixos: aluguel e contas de consumo do estabelecimento, como luz, água e gás e folha de pagamento;
  • variáveis: podem aumentar conforme a demanda de produtos.

É crucial manter esses gastos na ponta do lápis para evitar prejuízos e garantir a margem de lucro do negócio. Dessa forma, os preços serão mantidos e atrairão novos clientes.

Pesquise a concorrência

Outro ponto importante antes de formar o preço é a pesquisa da concorrência. É preciso entender a que valores os seus concorrentes estão vendendo os produtos que você pretende colocar no mercado. 

Vamos supor que as padarias do bairro onde fica o seu estabelecimento, vendem o quilo do pão francês a R$ 10,00? Para você vender por mais, é preciso uma proposta de valor diferenciada. Para vender por menos e atrair a clientela pelo preço menor, você precisa avaliar friamente se as suas contas fecham. O mercado terá grande influência sobre a sua precificação, então é preciso entendê-lo bem.

Entenda o seu público: quem está comprando?

Antes de fixar os preços nos produtos, você precisa saber qual é o público-alvo da sua padaria e quanto ele está disposto a gastar. Perguntas do tipo “quantos pães o cliente compra em média” ou “a pessoa virá diariamente tomar café da manhã?”, podem ajudar a entender os hábitos de cada consumidor, conforme alguns detalhes:

  • gênero;
  • idade;
  • classe social;
  • perfil financeiro;
  • objetivo da compra.

Com isso, é possível determinar como o negócio poderá funcionar para atender as necessidades de cada cliente e quanto a pessoa está disposta a pagar pelas compras. 

Defina a sua margem de lucro

O lucro líquido da sua empresa é o resultado da diferença entre o faturamento gerado pela venda dos produtos e os custos existentes

Sua política de preços deve contemplar o ganho desejado e não apenas manter o negócio girando. Há muitas fórmulas de precificação e, uma das mais simples, é a baseada no lucro que você verá a seguir. 

Qual a margem de lucro ideal para uma padaria?

A margem de lucro de uma padaria é estabelecida conforme o valor da concorrência e a possibilidade de compra do cliente, além de envolver o custo inicial, suas despesas fixas e a expectativa de vendas.

Afinal, como calcular a precificação dos produtos?

A precificação para padaria pode ser feita com base na seguinte fórmula para gerar lucro:

  • 100% PV (preço de venda) = 4 + 20% PV + 30% PV;
  • 100% PV – 50% PV = 4;
  • 50% PV = 4;
  • PV: 4/0,5 = R$ 8.

Quais são os produtos que dão mais lucro em uma padaria? 

Além do tradicional pão francês, os produtos de padaria mais vendidos são: 

  • outros tipos de pães, como baguete, integrais ou torradas;
  • frios:
  • cafezinho;
  • salgados;
  • sanduíches;
  • sucos;
  • doces;
  • bolos e tortas;
  • sorvetes.

Agora que você já sabe como precificar produtos da sua padaria, continue acompanhando o nosso blog e compartilhe esse conteúdo!

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