Blog Copagaz
31 de janeiro de 2019
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Você sabe precificar produtos na padaria?

Vendedor em uma padaria

Para o sucesso de um empreendimento, é preciso saber chegar ao preço certo de venda de um produto ou serviço ao consumidor. Você já sabe precificar os produtos na padaria? Essa é uma das primeiras lições que você terá que aprender. A gente dá uma força com as dicas básicas para você chegar ao valor ideal para vender seus pães e outras delícias e fazer o negócio decolar!

Custos na ponta do lápis

Você precisa conhecer muito bem todos os seus custos e eles estão divididos em custos variáveis ou diretos e custos fixos. Os custos variáveis são ligados diretamente ao produto. Se a venda de produtos aumenta, esses custos aumentam proporcionalmente. Isso significa, por exemplo, que se a demanda pelos produtos é grande, o investimento em matéria-prima (farinha, leite, fermento) para a produção será maior. Por outro lado, os custos fixos, como o próprio nome diz, são os custos que existem para o negócio independentemente das vendas como o aluguel do ponto ou folha de pagamento. É importante conhecê-los bem e considerá-los na hora de formar o seu preço para que não corra riscos de ter prejuízo na atividade e nem espante clientes com preços muito acima do valor real do produto.

Concorrência

Outro ponto importante antes de formar o preço é a pesquisa da concorrência. É preciso entender a que valores os seus concorrentes estão vendendo os produtos que você pretende colocar no mercado. As padarias do bairro onde fica o seu estabelecimento vendem o quilo do pão francês a R$ 10,00? Para vender por mais, você precisa de uma proposta de valor diferenciada. Para vender por menos e atrair a clientela pelo preço menor, você precisa avaliar friamente se as suas contas fecham. O mercado terá grande influência sobre a sua precificação e é preciso entendê-lo bem.

Margem de lucro

O lucro líquido da sua empresa é o resultado da diferença entre o faturamento gerado pela venda dos produtos e os custos existentes. Sua política de preços deve contemplar o ganho desejado e não apenas manter o negócio girando.

Há muitas fórmulas de precificação. Uma das mais simples é a fórmula baseada no lucro. Confira no infográfico:

Lembre-se de que o preço de venda também depende do preço praticado pela concorrência e do preço pelo qual o consumidor está disposto a pagar pelo seu produto. Uma pesquisa de mercado é fundamental para essa orientação!

Uma dica para a produtividade e lucratividade na sua padaria é a pesquisa para boa escolha dos fornecedores. No caso de uma empresa no ramo de alimentação, a fonte energética para a cozinha faz toda a diferença. Por isso, preparamos um material sobre as vantagens do GLP na padaria. Confira:

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