Por que o botijão de gás faz barulho? - Copagaz
Blog Copagaz
11 de fevereiro de 2021
Categoria:
Comentários (0)

Por que o botijão de gás faz barulho?

O gás de cozinha, ou GLP gás, está presente em milhares de residências por todo o país por oferecer uma energia limpa e sustentável. É muito simples contar com a energia do botijão de gás, mas podem surgir algumas dúvidas durante o uso.

O seu botijão de gás faz algum tipo de barulho? Confira agora o que pode causar essa situação e quais são as dicas de segurança para fazer um melhor uso do seu gás de cozinha.

Quais barulhos de botijão de gás são normais?

Nem todos os barulhos relacionados ao gás de cozinha podem significar algum tipo de perigo. Veja!

  • Queimadores de fogão: ao acender os queimadores do seu fogão, por exemplo, é normal que a liberação do gás GLP faça um som baixinho. Isso significa apenas que a válvula está aberta e liberando o gás para entrar em contato com as chamas e você poder cozinhar.
  • Mangueiras: um ruído baixo também pode ser ouvido das mangueiras que fazem a passagem do gás do botijão para os queimadores, por meio do regulador. Se for muito alto, você pode checar se não existem vazamentos. Do contrário, é natural do próprio mecanismo de liberação de gás.

Então, quando sei que tem algo errado com o barulho?

Primeiramente, é preciso investigar de onde está vindo o som e se o nível de ruído é muito elevado. Geralmente, o barulho mais alto está no regulador ou na mangueira.

Se perceber que há um barulho mais alto ou fora do comum, o ideal é tomar as medidas básicas de segurança. Confira, aplicando espuma de sabão sobre o regulador, se há formação de bolhas. Caso sim, verifique se alguma peça está danificada e troque, caso necessário.

Nesses casos, é recomendado desligar a válvula de passagem e não causar nenhum tipo de faísca, ligando interruptores ou outros aparelhos elétricos. Aguarde um tempo e abra as janelas do ambiente para o ar circular.

Isso só acontece com botijão P13?

O botijão de gás 13 kg, ou botijão P13, é o tamanho mais comum de botijão de gás para cozinha. Mas outros botijões de gás podem ter uso em residências, comércios e indústrias, como o botijão P45. Os cuidados e alertas são os mesmos: barulhos elevados e apitos são sinais de que é importante procurar assistência especializada imediatamente.

Dicas de verificação

Instalação

Para manter a segurança do local e das pessoas, é fundamental que a instalação seja realizada de maneira correta por alguém que conheça todos os procedimentos técnicos.

Validade e certificação

Além do seu botijão de gás, que deve conter um selo de certificação do INMETRO e não possuir avarias, como partes do casco amassadas ou arranhadas, os itens que fazem parte da instalação, como válvula e mangueira, também devem seguir esse padrão. As informações de certificação e validade devem constar na peça para que ela esteja dentro dos padrões de segurança.

Manutenção

Realize a manutenção anualmente do seu fogão, como a limpeza das bocas e peças internas, para evitar possíveis acidentes ocasionados pelo mau funcionamento do equipamento.

Ficou com alguma dúvida?

Se você precisar de algum tipo de suporte sobre a instalação do seu botijão de gás ou dúvidas na manutenção, entre em contato com a nossa equipe Copagaz pela central de atendimento, no telefone 0800 707 2672.