Blog Copagaz
10 de setembro de 2018
Categoria:
Comentários (0)

GLP para padarias: sinônimo de economia e eficiência

Balcão de padaria com diversos pães e bolos

Energia elétrica ou Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)? Você tem ideia de qual desses dois energéticos gera mais eficiência e economia em uma padaria? Saiba que, nessa disputa, o nosso conhecido “gás de cozinha” dispara na frente. O uso de fornos a gás para assar pães, bolos e outros quitutes, em vez de fornos elétricos, além de gerar um alívio na receita mensal, ainda garante pão quentinho e crocante no horário certo, todos os dias. Afinal, quedas de energia elétrica deixam de ser problema! Mas essas não são as únicas vantagens do GLP para padarias. Confira!

Os desafios do setor

Fato é que os gastos com energia elétrica têm se tornado um desafio para o setor de panificação e confeitaria. Conforme dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a conta de energia elétrica está entre os três maiores custos administrativos de uma padaria, atrás apenas dos gastos com funcionários e aquisição de matéria-prima.

Para complicar, o sistema de bandeiras tarifárias aplicado nas contas de luz, que entrou em vigor em 2015, não dá trégua e permanece oscilando entre as faixas amarela e vermelha, deixando o preço por quilowatt por hora ainda mais alto.

E adivinha qual é o vilão que leva a conta de energia ainda mais lá para cima? O forno elétrico! Segundo o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), ele responde, em média, por 50% do consumo mensal de uma padaria de médio porte. Nas padarias pequenas, o consumo chega a 70% da energia total.

Novos direcionamentos

Nesse cenário, buscar uma alternativa energética mais econômica e eficiente é vital para os negócios. A troca do forno elétrico pelo forno a gás gera benefícios que vão muito além da simples economia na conta de luz.

A medida evita o repasse dos elevados custos da energia para o consumidor. Ela também permite redirecionar o dinheiro para melhorias na produção, nos serviços ou na infraestrutura do estabelecimento, a fim de tornar o negócio mais competitivo frente à concorrência e atrair novos clientes.

Além disso, a eficiência térmica do GLP e as características inovadoras dos fornos a gás modernos permitem uma produção maior, mais eficiente e com mais qualidade. Mais produtos assados de forma mais eficaz, por igual e menos tempo.

Vantagens do GLP

Implantar um sistema de abastecimento de GLP em uma padaria ou confeitaria, além de economia e aumento da produtividade, traz mais segurança e praticidade para o dia a dia dos estabelecimentos. Confira alguns motivos que tornam o gás a escolha mais prática e inteligente:

  • Alcance: presente em 100% do território nacional;
  • Alto poder calorífico: o GLP é mais potente que os demais combustíveis. Para atingir a mesma quantidade de energia (calor) liberada por um quilo de GLP são necessários 13,37 quilowatts de energia elétrica;
  • Na medida certa para o seu negócio: o gás é disponibilizado em recipientes transportáveis e retornáveis de 45 quilos e cilindros transportáveis abastecidos no local de 190 quilos, geralmente os mais adequados a padarias e confeitarias;
  • A granel: abastecimento prático, contínuo, seguro e programado;
  • Abastecimento garantido: a gestão do estoque de GLP garante que a sua produção nunca fique na mão. Por outro lado, a energia elétrica pode faltar sem o menor aviso, quebrando a rotina produtiva;
  • Manutenção sem complicações: a manutenção do sistema de GLP é muito simples e não demanda altos custos quando houver necessidade de reparação. Por outro lado, o uso de equipamentos elétricos exige instalações mais potentes, de maior custo de instalação e manutenção mais elevada devido às constantes trocas de resistência;
  • Assistência técnica 24 horas, 365 dias.
  • Manutenção preventiva gratuita.

 

Arte aponta vantagens do uso de fornos a gás em padarias, como a redução do consumo de energia elétrica

A economia gerada pelo uso de fornos a gás em padarias impacta cerca de 5% da receita mensal.

 

Você também pode se beneficiar dessas e outras vantagens do GLP em sua padaria. Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo 0800 707 2672 ou pela nossa Central de Atendimento. Teremos o prazer de atendê-lo!