Blog Copagaz
21 de setembro de 2018
Categoria:
Comentários (2)

Fornos a gás para padarias: economia e alta produtividade

A modernização de equipamentos é um fator estratégico para o sucesso de qualquer padaria ou confeitaria. A substituição dos fornos elétricos por fornos a gás GLP é a escolha mais econômica e eficiente nesse processo. Os mais modernos fornos a gás para padarias, além de gerar economia de até 50% no consumo de energia elétrica, suprem as mais exigentes demandas e possuem excelente custo-benefício em termos de manutenção, assistência técnica e, claro, produtividade.

Ou seja, produtos assados em menos tempo e com mais qualidade, o que torna o negócio mais competitivo e garante a satisfação dos clientes. Maravilha, não? Afinal, uma receita de pão até pode parecer simples, mas qualquer variação gera resultados imprevisíveis. E, para manter a regularidade e as características que o cliente gosta, é fundamental ter precisão na hora do preparo e, claro, um forno especializado que nunca deixa na mão.

Atualmente, o mercado apresenta uma ampla variedade de fornos a gás para padarias, tanto de marcas nacionais como europeias. Há também diversas opções em tamanho e versatilidade de uso. O processo de escolha do melhor equipamento depende de diversos aspectos, da demanda de produção e espaço disponível ao tipo de produtos ofertados. Mas uma coisa é certa: ele precisa ser potente, robusto e confiável.

Confira abaixo três principais tipos de fornos a gás para padaria e suas características:

Fornos de lastro

É o mais recomendado para panificação, pois o processo de aquecimento é estático, o que permite que o pão não desidrate ou resseque. O mercado apresenta modelos de diferentes tamanhos e proporções, pequenos e modulares, compactos e de escala industrial. Os mais modernos possuem iluminação nas câmaras, temporizadores, controle de temperatura, painéis de comando em LCD e sistema automático de injeção de vapor. É indicado para o clássico pão francês, todos os demais pães (brancos, integrais e rústicos), assim como para a confeitaria fina.

Fornos rotativos

Semelhantes aos fornos de lastro na qualidade, os fornos rotativos têm a vantagem de ser facilmente operado: podem ser carregados diretamente em carrinhos com ganchos ou plataforma, o que agiliza a produção e eleva a produtividade. Por assar diferentes tipos de produtos, de pães tradicionais a biscoitos e outros confeitos secos, é uma opção para padarias que também são confeitarias.

Fornos turbos

Os fornos turbos são modelos mais versáteis, normalmente recomendados para preparos mais rápidos e finalização de produtos. Seu sistema blower (turbina) e a modulação de potência permitem excelente distribuição do calor e resultados uniformes, garantindo maior qualidade de cocção inclusive para produtos mais delicados, como os de confeitaria.

É uma solução prática e eficiente para padarias que operem com uma variedade alta de pães e produtos de confeitaria, como croissants, macarons e confeitaria em geral. Os modelos mais atuais já possuem sistema de injeção de vapor automático.

Você está pensando em fazer um upgrade na sua padaria? A Copagaz pode auxiliá-lo nesse processo e desenhar um projeto de instalação de um sistema de GLP perfeito para o seu negócio. Fale conosco!