Dúvidas frequentes - Copagaz
Dúvidas frequentes
O Código de Ética tem como objetivo de servir como guia prático de conduta pessoal e profissional. Nele estão estabelecidos os princípios éticos que norteiam as ações e os compromissos de conduta da COPAGAZ, aplicáveis aos nossos Colaboradores, Fornecedores, Prestadores de Serviços e Parceiros.
É importante para assegurar que nossos Colaboradores, Fornecedores e Parceiros conheçam, pratiquem e defendam os princípios éticos da COPAGAZ.
Compliance corresponde ao conjunto de práticas e comportamentos que objetivam manter a empresa aderente às leis e às suas normas e procedimentos, estabelecendo uma conduta ética em todas as suas esferas de atuação, de modo a fortalecer sua governança, integridade, competência, eficiência, competitividade, sustentabilidade e perenidade.
Os Colaboradores, Fornecedores e Parceiros devem respeitar a legislação vigente e atuar de acordo com as normas éticas e políticas da COPAGAZ, sendo expressamente proibido a qualquer Colaborador, Fornecedor e Parceiro oferecer, prometer ou autorizar, diretamente ou por meio de terceiros, qualquer vantagem indevida, seja em espécie, prestação de serviços a agentes públicos e pessoas a eles relacionadas, partidos políticos e seus membros, ou a quaisquer candidatos a cargos públicos, seja no Brasil ou no exterior, com o intuito de obter benefício pessoal ou para a COPAGAZ.
Conflito de interesses é quando um Colaborador utiliza seu cargo, função ou posição negocial para obter vantagem indevida, direta ou indireta, para si ou para terceiros com quem tem ligação.
Sim! As denúncias são recebidas por uma empresa externa para garantir a confidencialidade. Todas as pessoas que o utilizarem terão a possibilidade de fazê-lo anonimamente, estando protegidas de qualquer retaliação.
O Comitê de Compliance é responsável por disseminar a cultura ética da COPAGAZ, rever as políticas e normas, conduzir investigações, analisar os casos de descumprimento e recomendar sanções.