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6 de março de 2019
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Como precificar os itens da sua hamburgueria

Montar uma hamburgueria requer uma série de estratégias e muita dedicação para que ela seja um sucesso e retorne os frutos esperados. Tão importante quanto toda a construção da hamburgueria, são os preços do seu menu, que devem ser estruturados de maneira muito bem planejada, uma vez que os lucros dependerão diretamente desse processo. Confira algumas dicas para saber precificar os itens da sua hamburgueria.

Pensando de forma simples

Uma equação simples pode te ajudar a ter uma ideia sobre como precificar um cardápio, mas não só disso depende um preço final de um prato. Veja:

Custos + Despesas + Lucros = Preço de venda

Os custos representam tudo aquilo que você gastou para produzir o prato, como fornecedores e mão-de-obra. As despesas fixas são os custos operacionais da sua hamburgueria, ou seja, funcionários, administração, luz e água. As despesas variáveis, por sua vez, representam todos os gastos que acontecem no momento da venda, ou seja, impostos, comissões, taxa de cartão. E os lucros representam o retorno que não foi utilizado nem para os custos, nem para as despesas. Nos lucros também deve-se incluir o dinheiro que será guardado para futuras expansões ou melhorias do negócio.

Precificação estratégica

Os pratos mais famosos da sua hamburgueria podem ser encaixados na precificação estratégica, que prevê uma margem de lucro maior. Alguns empreendedores acreditam que esses itens devem custar até cinco vezes mais do que a soma de custos e despesas dele próprio. Isso porque carros-chefe do cardápio tendem a ser consumidos mais. Porém, é preciso ter cuidado com a barreira de preço, ou seja, o teto que seus clientes estão dispostos a pagar. Nesse aspecto, é importante que você saiba os perfis de clientes que atende.

Outros empreendedores acreditam que, em vez de simplesmente multiplicar o valor do prato, utilizar o Markup (um índice multiplicador) é mais inteligente e eficaz na hora de precificar os itens da sua hamburgueria. Veja, em etapas, como utilizar essa técnica:

  1. identifique o percentual de despesas variáveis correspondente a cada item vendido;
  2. identifique o percentual de despesas fixas correspondente ao período para cada item ser produzido;
  3. defina o percentual de lucro pretendido em cada item.

Para fazer o cálculo, veja nosso infográfico:

Atenção: É importante ressaltar que a margem de lucro sobre o preço de venda não deve ser maior que 100%. E claro, nem todos os itens do cardápio devem seguir a técnica do Markup. É preciso saber balancear os preços, compará-los com possíveis concorrentes e avaliá-los para ter certeza de que são justos!

Gostou de saber como precificar os itens da sua hamburgueria? Tem alguma experiência para nos contar? Conte para a gente!

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