Blog Copagaz
3 de janeiro de 2019
Categoria:
Comentários (0)

Como fidelizar a clientela do seu restaurante

A satisfação dos clientes é sempre um dos principais objetivos de qualquer empreendimento. Quando falamos de restaurantes, podemos dizer que esse é o fator mais importante de todos. Mas entre estar satisfeito e ser um cliente fiel há uma caminhada; afinal, é um desafio que vai além de entregar um bom serviço. Confira algumas dicas que preparamos para você fidelizar a clientela do restaurante e ter um fluxo adequado para a manutenção dos negócios.

1- Conheça seus clientes

Saber as necessidades e expectativas dos seus clientes é um bom começo para que se tornem fiéis ao seu restaurante. Para isso, é preciso avaliar pequenos detalhes do seu atendimento e infraestrutura que podem fazer a diferença, como um tempero, opções de preparo, ou até mesmo o horário de funcionamento.

2- Prepare e desenvolva sua equipe

Ter uma equipe bem preparada significa ter um atendimento de qualidade. Para comecar, é necessário que a equipe mantenha um relacionamento saudável. Isso significa ter alguém na liderança, que saiba conduzir pessoas, tarefas e possíveis dificuldades.

Entretanto, uma equipe unida não é suficiente para que a excelência no atendimento seja percebida. Nesse aspecto, é interessante valorizar o desenvolvimento dos profissionais, cada qual na sua área de trabalho (cozinha, administração, serviço etc) para que possam exercer suas funções da melhor maneira possível.

3- Busque ser o melhor

Sempre tenha como objetivo ser a primeira opção dos seus clientes. Isso muda a forma de tocar o negócio e também melhora a perspectiva de evolução do restaurante. Mas para ser o melhor, é necessário estar ciente dos problemas e dificuldades: descobrir onde está errando é fundamental para que se possa acertar. Claro que isso também vale para valorizar seus pontos fortes: descobrir onde está acertando também é essencial para aperfeiçoar cada vez mais as técnicas e o atendimento.

Uma autoavaliação do restaurante é bastante útil na hora de colocar os pontos fracos e fortes no papel. Para tanto, analisar métricas e aplicar metas podem ser práticas confiáveis nesse processo.

4- Saiba se comunicar

Uma comunicação clara e objetiva também é um ponto a ser investido. Procure sempre ouvir o que os profissionais que trabalham em seu restaurante têm a dizer: são perspectivas diferentes que podem agregar ao trabalho bem feito. Com os clientes, busque sempre fazer pesquisas de satisfação e dar retorno aos elogios, reclamações e sugestões.

Também é possível criar vínculos com os clientes por meio das redes sociais, mostrando sempre as novidades e promoções do restaurante, respondendo aos comentários e acompanhando as famosas avaliações online, consideradas um dos fatores mais importantes na hora de atrair clientes.

5- Entregue uma experiência incrível

O seu restaurante precisa manter uma qualidade excepcional para que o cliente viva uma experiência única e especial, que não seja possível encontrar em outro estabelecimento. Para isso, tudo tem de estar muito bem alinhado: ambiente, atendimento e sabor. Com todas as etapas anteriores (conhecimento do cliente, equipe treinada, reconhecimento dos seus pontos fracos e fortes e uma boa comunicação), é possível entregar uma experiência singular a sua clientela.

6- Lembre-se dos clientes que já tem

Fidelizar clientes é um passo muito importante para o sucesso do seu negócio, mas a clientela que já frequenta regularmente o restaurante não pode ser esquecida. Nesse aspecto, sempre que houver uma promoção ou algum incentivo para clientes novos, lembre-se de agradar também os clientes que já são fiéis, deixando assim todos muito felizes e satisfeitos, abrindo portas para que seu restaurante cresça cada vez mais.

Você já tem ou já teve algum negócio no ramo da alimentação e tem outras dicas e estratégias para fidelizar a clientela do restaurante? Compartilhe conosco.

Certamente você sabe que a cozinha é o coração do seu negócio e a escolha da fonte energética adequada fará muita diferença para o sucesso do seu estabelecimento. Já pensou no GLP? É o mais eficiente. Confira algumas matérias que já preparamos sobre o uso do GLP em restaurantes e saiba mais sobre o assunto:

Como montar uma cozinha industrial para o seu restaurante?

Gás natural ou GLP em restaurantes?

5 passos para instalação de uma central de GLP em restaurante

Quer ter mais informações sobre a instalação de GLP em restaurantes? Entre em contato com nossa equipe de especialistas pelo 0800 707 2672 ou pelo nosso site.