Blog Copagaz
27 de fevereiro de 2019
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Como atrair turistas e manter bons níveis de reserva na baixa temporada?

Tão importante quanto alcançar o máximo potencial do seu estabelecimento na alta temporada, é conseguir manter um bom índice de reservas também nas épocas de menor movimento. Confira nossas dicas para atrair turistas na baixa temporada e manter um ótimo fluxo de reservas durante todo o ano!

Organize seu ano

Para começar, você precisa estruturar a agenda do seu ano, para que tudo saia como planejado. Trace uma programação que inclua as épocas de alto e baixo fluxo de hóspedes, assim você terá um panorama geral do que esperar e como vai se preparar durante todo o ano: as férias escolares, os feriados, fins de semana especiais (como o Dia dos Namorados, por exemplo) ficam do lado da alta temporada. Já os dias de semana e fins de semana comuns, além dos possíveis eventos na cidade que acontecerão em épocas de fluxo menor de hóspedes (como shows, eventos corporativos e festivais, por exemplo) ficam do lado da baixa temporada.

Pacotes especiais

Ciente de todas as épocas que você recebe menos hóspedes, é possível montar pacotes especiais ou temáticos para atrair mais pessoas. Você pode utilizar datas comemorativas ou até criar eventos próprios para que fique mais interessante. Se a sua pousada ou hotel estiver na praia, por exemplo, o período do inverno pode ser um desafio. Nesse aspecto, você pode pensar em eventos ou temáticas de inverno que possam combinar com o seu estabelecimento, como um mês junino.

Atividades diferenciadas, voltadas para o seu público-alvo, também podem ser interessantes para atrair hóspedes em qualquer época do ano, afinal, não há quem não precise descansar e curtir uma viagem divertida.

Descontos

Uma questão importante para atrair turistas na baixa temporada é oferecer descontos e vantagens. Mas é essencial que você saiba a melhor época para oferecer esse tipo de promoção, para que não tenha prejuízos. Por exemplo, se em um determinado período o seu fluxo de reservas para os finais de semana está acima do esperado, é interessante que apenas os dias de semana entrem em promoção; mas se a promoção em questão é que vai trazer um fluxo de reserva maior, então é possível mantê-la aos finais de semana. É por isso que cada caso precisa ser avaliado de forma única.

Divulgue as novidades

Se você está preparando uma série de pacotes especiais e/ou atividades para os seus hóspedes, é importante que a comunicação e divulgação seja bem feita. Para tanto, você pode montar conteúdos específicos para a baixa temporada (divulgando nas redes sociais, por exemplo), ou até montar e-mails para disparar aos seus clientes.

Para construir um mailing (lista de contatos) bem feito, que auxilie na boa comunicação, você pode pegar os contatos e informações dos seus hóspedes ainda na alta temporada. Dessa forma, é possível convencê-los a voltar!

Gostou das nossas dicas? Tem experiências para atrair turistas na baixa temporada? Compartilhe conosco! E fique de olho em outros artigos sobre esse assunto: