Blog Copagaz
23 de junho de 2020
Categoria:
Comentários (0)

Cinco dicas financeiras para alavancar o seu negócio

Empreender é muito mais que focar só nas atividades operacionais do seu negócio. Para que a sua empresa cresça de maneira saudável, é preciso saber como cuidar das contas, certo?

Muitas vezes, as finanças são deixadas em segundo plano para colocar todo o gás em outras atividades e o resultado costuma aparecer na forma de diversos problemas. Por isso, é necessário ter um bom conhecimento sobre a saúde financeira da sua empresa e dominar corretamente o fluxo administrativo da mesma.  

Confira as cinco dicas que reunimos que vão servir como um guia para ajudar a compreender melhor as finanças de um negócio: 


1) Organize seu fluxo de caixa

Todo o dinheiro que entra e sai de sua empresa deve aparecer no seu fluxo de caixa. Essas informações atualizadas ajudam a verificar o saldo e se você precisa rever todas as movimentações financeiras de seu negócio.

2) Controle seu estoque

Com as informações atualizadas, você pode verificar se há produtos parados no estoque e pensar em estratégias para transformar esse dinheiro parado em lucro. Aproveite para revisar os preços e contratos com os fornecedores.

3) Corte gastos

Identifique e elimine todos os desperdícios da sua empresa. Tempos de crise exigem medidas de contenção de despesas para manter as finanças em ordem.

4) Separe a conta pessoal da empresarial

O lucro da empresa serve para investir em seu crescimento. Se for o caso, o empreendedor pode estabelecer um salário que ajuda em suas despesas pessoais, mas que não comprometa os recursos financeiros do negócio.

5) Utilize um sistema de gestão

Reúna informações de fluxo de caixa, plano de contas, controles financeiros, de estoque e de vendas em uma única ferramenta. Ela oferece soluções para suprir as necessidades do seu negócio.


O crescimento da sua empresa começa com saúde financeira. Ela organizada é fundamental para o seu desenvolvimento e já é um ótimo ponto inicial para que um empreendedor promova o seu negócio.