Válvula de Gás: como escolher, para que serve e mais! | Copagaz
Blog Copagaz
17 de abril de 2024
Comentários (0)

Válvula de Gás: como escolher, dicas de segurança para o botijão de gás e mais!

Colaborador da Copagaz se assegurando da instalação correta da válvula do botijão de gás
4 minutos para ler

Índice


Você sabe reconhecer os itens importantes na instalação e no manuseio do seu botijão de gás? É normal, até ter que pedir um botijão para sua cozinha, você não pensar muito a respeito sobre itens ligados ao equipamento, como a válvula de gás.

Aqui, vamos esclarecer as dúvidas sobre a válvula de gás. Também conhecida como regulador de pressão, é um dos itens que faz com que o gás GLP — mais conhecido como gás de cozinha — seja um recurso seguro e econômico para você cozinhar ou obter energia para sua casa.

Confira, agora, o que é a válvula de gás de cozinha e descubra o que você precisa saber para verificar se está tudo certinho com a instalação do botijão!

O que é válvula para botijão de gás?

Trata-se de uma peça que regula o fornecimento do gás presente no botijão para o equipamento que o consumirá, como o fogão.

Para que serve?

A válvula de botijão de gás é um dos itens que faz parte da instalação do seu botijão de gás. Também conhecido como registro ou regulador, é o dispositivo que regula a passagem de gás pela mangueira e possibilita o abastecimento do seu fogão ou cooktop.

Essa peça costuma gerar dúvidas na rotina de quem não sabe como trocar gás de cozinha.

Como escolher válvula de gás de cozinha?

Existem vários modelos de válvula de gás, como a dupla e a com medidor de gás. Você deverá escolher a válvula de acordo com o seu modelo de consumo.

Para que essa escolha seja mais assertiva, é preciso considerar o kg/h. Essa é a forma de medir quanto o regulador é capaz de liberar gás por hora. 

  • para fogão ou cooktop de 4 bocas:  se os queimadores forem de baixa potência, utilize um regulador de 1kg/h;
  • para fogões ou cooktop de 5 bocas: se os queimadores forem de alta potência, com ultra ou tripla chama, utilize um regulador de 2kg/h.

Preço da válvula de gás: o valor do equipamento varia de acordo com a cidade, mas é bastante acessível.

Quanto tempo dura uma válvula de botijão de gás?

A validade deste item depende dos materiais com os quais ele foi confeccionado. Na embalagem do produto, constará a validade prevista pelo fabricante. Essa informação deve ser respeitada.

Como funciona a válvula do botijão de gás?

Sendo um regulador, a válvula controla a passagem de gás. Isso ocorre de forma automática, graças à mudança de pressão.

Quando você abre uma das bocas do fogão, o regulador libera o gás com a pressão necessária para que você faça o uso do seu gás de cozinha, na medida certa e em segurança.

Algumas pessoas têm o péssimo hábito de deixar a válvula do gás pela metade. Nunca faça isso, pois traz riscos ao uso do botijão. 

Na prática, o que eu preciso saber sobre a válvula do meu botijão de gás?

Assim como o próprio cilindro de gás, a válvula é um produto regulado pelo Inmetro. Isso quer dizer que, contendo o selo de certificação, sua válvula obedece a todos os padrões para garantir a segurança do consumidor.

Fique, agora, com os pontos principais que você precisa saber no dia a dia sobre a válvula do seu botijão de gás.

Como saber se a válvula é confiável?

A recomendação do Inmetro é só comprar válvulas que possuem o selo de certificação. No seu regulador, você pode procurar pelo código NBR 8473, para saber se está adequado.

Confira também, a data de validade do botijão de gás e seus acessórios, como mangueiras e válvulas — até porque, ao contrário do que muita gente acredita, gás de cozinha tem validade.

Uma dica para saber se o seu botijão novo está cheio é usar uma válvula de gás com medidor.

Se você utiliza mais de um botijão, deve recorrer à válvula de gás dupla.

Como deve ser feita a instalação da válvula?

Na hora de instalar, basta fechar manualmente. Se você já não fez isso na instalação, é bom verificar as condições da válvula do botijão.

Se você usa gás encanado, saiba que o processo de instalação da válvula de gás encanado é semelhante ao do gás GLP.

Como fechar a válvula do gás?

A válvula foi pensada para que qualquer pessoa consiga mantê-la aberta e fechada. Utilizar ferramentas para apertar o registro, além de desnecessário, pode causar danos no registro de gás. 

Como colocar a válvula do gás?

Encaixe a válvula com cuidado, porém, com firmeza, no botijão, de modo que o item não fique frouxo. Depois, gire-o para prendê-lo.

Pode deixar a válvula do gás meio fechada?

Circula na internet uma teoria de que deixar o registro do botijão de gás meio fechado reduz o consumo em 50%. A teoria, no entanto, é falsa, pois deixar a válvula de gás pela metade é perigoso, além de gerar desperdício de gás.

Vazamento na válvula de gás: como agir?

Se você seguiu todos os passos para verificar a procedência da válvula e a instalação correta, é pouco provável que ocorra um vazamento de gás.

Nenhum vazamento de gás deve ser tolerado. Se notar vazamentos, refaça a instalação imediatamente. Se o vazamento persistir, troque o produto.

Na dúvida, é só passar uma espuma feita com sabão neutro na região do registro: se fizer algum tipo de bolha, você vai identificar que há um vazamento.

Válvula de gás vazando: muita gente não entende como a espuma vai indicar se existe vazamento de gás, mas, esse teste é mesmo funcional.

Prontinho! Agora, você já sabe como conferir se a válvula de gás está adequada para manter o botijão seguro.

Lembre-se de que a Copagaz é referência em qualidade e segurança em gás de cozinha.

É comum que as pessoas se perguntem se o botijão de gás explode. Isso é bem raro e seguindo nossas dicas as chances de acidentes cairão drasticamente.

Prontinho! Agora, você já sabe como conferir se a válvula de gás está adequada para manter o botijão seguro.

Lembre-se de que a Copagaz é referência em qualidade e segurança em gás de cozinha.