Reaproveitamento de alimentos: como aproveitar os alimentos do dia a dia?
Índice:
- Reaproveitamento de alimentos e sustentabilidade: qual a importância?
- Como planejar o reaproveitamento de alimentos?
- Como funciona o reaproveitamento de cascas de alimentos?
- Você conhece algumas receitas de reaproveitamento de alimentos?
Economizar no supermercado é sempre um objetivo dos brasileiros, não é mesmo? Ainda assim, muita gente joga fora alimentos perfeitos que acabaram de ser comprados. É por isso que precisamos falar de reaproveitamento de alimentos.
Algumas dicas são simples, como reaproveitar arroz dormido, transformando em uma farofa ou em bolinho de arroz, mas, acredite, o aproveitamento de alimentos vai muito além disso, como veremos agora.
Reaproveitamento de alimentos e sustentabilidade: qual a importância?
Muita gente se pergunta qual a importância do reaproveitamento de alimentos. Bem, além de ajudar o consumidor a economizar dinheiro, essa atitude pode ajudar o planeta.
A comida que é jogada fora vai parar nos aterros sanitários ou lixões. A decomposição gera gases que poluem o ar e o chorume que contamina o solo e a água.
Um levantamento da ONU revelou que são desperdiçadas 27 milhões de toneladas de comida no Brasil todos os anos. Número assustador, não é mesmo?
O dinheiro economizado com o fim do desperdício de alimentos pode ser usado em outras coisas, como a realização de comprar do sonhado forno elétrico ou a gás para equipar a sua cozinha.
Como planejar o reaproveitamento de alimentos?
Tudo começa com a lista de compras. Ir ao supermercado sem saber o que se pretende comprar é péssimo para o seu bolso e para o planeta.
Calcule o quanto a sua família consome de cada item, como verduras, carnes e frutas. Assim, você comprará apenas o necessário.
Depois, lave e seque adequadamente os alimentos, antes de guardá-los. O excesso de água pode fazer com que eles apodreçam, mesmo na geladeira.
Aliás, consuma primeiro as frutas e legumes que já têm algum sinal suspeito, como manchas.
💡 Dica: você pode fazer uma marmita congelada com esses alimentos. Congelando os legumes, eles duram por semanas, evitando o desperdício.
O preparo também deve ser adequado. Por isso, conheça bem os tipos de forno que existem para fazer a melhor escolha e ter os preparos com maior qualidade. Assim, você evitará queimar a sua comida.
Como funciona o reaproveitamento de cascas de alimentos?
A grande maioria das cascas das frutas pode virar comida. No entanto, algumas exigem cozimento, como as cascas de laranja e limão. Elas podem virar doces.
💡 Dicas de reaproveitamento de alimentos: cuidado com os agrotóxicos das cascas. Algumas frutas, como a banana, recebem uma quantidade grande de veneno durante o plantio.
Esse veneno não sai da casca, mesmo lavando-a. Então, infelizmente, o reaproveitamento das cascas de alimentos para consumo não serve em todos os casos. Mas ainda há a alternativa de fazer a compostagem para virar adubo!
Você conhece algumas receitas de reaproveitamento de alimentos?
Com o objetivo de combater o desperdício, diversas entidades governamentais publicam livros de receitas completas que ajudam o reaproveitamento de alimentos nos lares brasileiros.
Selecionamos alguns. Basta clicar no link para baixar em PDF.
- Livro de Receitas da Prefeitura de Florianópolis
- Sabor Sem Desperdício
- Receitas da Dona Maria
- Dicas de reaproveitamento de alimentos
- Reaproveitamento alimentar
Legal, né? Antes de começar a sua receita, lembre-se de verificar se está tudo ok com o seu gás de cozinha, afinal, você não vai querer interromper a sua receita de última hora para trocar o botijão de gás, né?
Agora que você entendeu o que é reaproveitamento de alimentos e sua importância para o dia a dia, planeje melhor as suas compras e armazene adequadamente a comida, assim você garante alimentos prontos e economiza o gás de cozinha. E, se possível, use talos, folhas e cascas em receitas deliciosas.
O reaproveitamento de alimentos é uma dica incrível para ajudar a economizar. No nosso blog, nós temos outra: um artigo mostrando como economizar energia, Confira!