O Microondas gasta muita energia? | Copagaz
Blog Copagaz
31 de agosto de 2022
Comentários (0)

O micro-ondas gasta muita energia?

Um belo empresário sério parado na cozinha e mensagens de texto em seu celular enquanto espera seu almoço no micro-ondas para ser aquecido
3 minutos para ler

Índice:

O forno de micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais comuns na cozinha. Sua função principal é aquecer os alimentos. Contudo, por ser usado muitas vezes durante o dia, é comum que muita gente se pergunte: o micro-ondas gasta muita energia? Será que é melhor aposentá-lo e usar apenas o fogão?

Bem, responder a essas perguntas requer que analisemos o consumo desses aparelhos e a forma como são utilizados. A boa notícia é que dá, sim, para manter o seu forno de micro-ondas na cozinha, desde que você o use com inteligência.

O micro-ondas gasta muita luz? Entenda como esse aparelho funciona!

O forno de micro-ondas usa ondas de rádio para aquecer a comida de dentro para fora, interagindo com as moléculas de água e de gordura. No passado, muita gente tinha medo de usar esse aparelho, temendo que ele causasse danos à saúde. Mas isso não ocorre!

Contudo, por ser uma espécie de forno elétrico, esse eletrodoméstico é um grande consumidor de energia. Quanto mais tempo ligado, mais eletricidade ele consome. Por isso, evite descongelar comida no micro-ondas.

Outra dica: se não estiver usando o aparelho, desligue-o da tomada. Além disso, a manutenção também é importante: limpe-o adequadamente!

Aparelhos que mais consomem energia elétrica

Uma forma de economizar energia elétrica da sua casa é conhecer os aparelhos elétricos que mais gastam eletricidade.

Chuveiro elétrico

Campeão em gasto energético, principalmente quando está no modo inverno.

Fogão por indução

Apesar de elegante, esse aparelho não é vantajoso na comparação com o fogão a gás.

Geladeira de duas portas frost-free

Quanto maior a geladeira, mais energia ela gasta.

Lavadora de louças

Esse aparelho não é muito popular, mas também é um grande consumidor de energia.

Forno elétrico

Usar muito o forno elétrico pode não ser uma ideia para o seu bolso. Se puder, use o forno a gás.

Micro-ondas

O forno de micro-ondas gasta energia de forma menor do que o forno elétrico, mas por ser usado mais vezes, pode representar um custo maior na fatura.

Ferro elétrico

Acredite, passar roupas é uma atividade cara. Por isso, junte várias peças para passar tudo de uma vez.

Lavadora de roupas com tampa superior

Além de consumir eletricidade, esse aparelho também consome água e produtos. Novamente, junte muitas roupas para que a lavagem seja econômica.

Essa dica responde à pergunta “como economizar energia?”, que tanta gente está fazendo atualmente.

Consumo e gasto: micro-ondas ou fogão a gás

Ainda que existam panelas de plástico especiais, que tornam possível cozinhar e até ferver água no micro-ondas, esse aparelho não tem a mesma eficiência que o fogão.

Se você calcular o consumo de energia que terá usando o micro-ondas para cozinhar, verá que esse uso é inviável no dia a dia. Então, é interessante ter o aparelho em casa, pois ele é útil. Contudo, ele não substitui um fogão a gás.

Quanto um micro-ondas gasta de energia?

Em média, o micro-ondas gasta 14 Kw/h por mês. Mas esse número pode ser diferente, dependendo do modelo do aparelho. A dica é sempre buscar por itens que tenham a etiqueta A da Aneel, pois isso significa que eles são mais econômicos.

Agora você sabe que o micro-ondas gasta muita energia, principalmente quando comparado a um fogão a gás. Por isso, use esse aparelho com responsabilidade para não levar um susto na hora de pagar a sua conta de luz.