Marmita para semana: saiba como fazer e planejar para semana
Índice:
- Como fazer as marmitas para semana?
- Como variar o cardápio do dia a dia?
- Vantagens de preparar marmita da semana
Chega o fim de tarde de domingo e já é hora de se preparar para uma nova semana que se inicia. Porém, na correria do dia a dia, nem sempre é possível cozinhar diariamente. Uma boa saída nesse caso é pensar em marmitas para semana.
Essa alternativa é uma forma prática de preparar em apenas um dia comidas congeladas para todas as refeições. Para ajudar nessa tarefa, separamos algumas informações que podem facilitar o preparo de um cardápio semanal com ainda mais facilidade e economia. Continue a leitura e confira!
Como fazer as marmitas para semana?
Existem alguns passos que podem ser seguidos para tornar a tarefa mais simples. Afinal, fazer marmitas para a semana traz praticidade para a rotina, mas, no dia dos preparos, é necessário dedicação. Veja!
Planeje o cardápio da semana
O ponto inicial para começar os preparativos é pensar no que comerá em cada dia da semana. Assim, é possível definir um cardápio e ir atrás dos ingredientes que necessita, sem ficar enrolando. Ao longo do mês, você pode trocar o que comerá em cada semana, para não ficar repetitivo.
Compre os alimentos necessários
Com o cardápio de marmitas da semana definido, é hora de ir às compras. Fazer uma lista com todos os ingredientes que precisará para as preparações é importante. Comprar as comidas em grande quantidade para durar para várias refeições é econômico.
Você pode variar inclusive nos tipos de arroz, feijão, carne, legumes, etc. Buscar opções é o ideal para não enjoar. Além de comprar comida, é possível fazer o reaproveitamento de alimentos que você já tem em casa, mas não pretendia usar tão cedo.
Cozinhe os alimentos
Após comprar tudo para as suas marmitas da semana, é o momento de pôr a mão na massa. Comece a preparar tudo de uma vez e verifique se o seu gás de cozinha durará todo o preparo.
Guarde as comidas em potes específicos e armazene
O ideal é guardar as comidas em potes separados por refeições. Eles precisam ser apropriados para serem congelados no freezer e também não podem ser feitos de materiais proibidos para colocar alimentos. Organize tudo na sua geladeira pelo cardápio que definiu em cada dia.
Como variar o cardápio do dia a dia?
Pensar em um prato diferente para cada dia pode ser um verdadeiro desafio para quem não tem essa prática. Mas não deve haver limites na hora de preparar a marmita para semana. Tudo o que deseja comer em cada dia é possível cozinhar, visto que terá um dia inteiro para se dedicar a isso.
Procure, em cada semana, fazer pratos que envolvam os mesmos ingredientes. Por exemplo, faça frango cozido, filé de frango, strogonoff de frango ou qualquer prato que envolva essa proteína para aproveitar o preparo.
No caso do ovo, o ideal é que ele seja consumido fresco, inclusive para você conseguir deixar o ponto dele cozido ou frito agradável ao seu gosto.
Vantagens de preparar marmita da semana
Ao se dedicar em um dia inteiro para preparar a marmita semanal, você ganha tempo e economia. O primeiro gasto a ser diminuído é com a compra de comida, depois, você vai saber como economizar no gás de cozinha. Isso porque, de uma vez, você pode fazer diversos pratos.
Falando nisso, você pode aprender como calcular o gasto de gás para mensurar o quanto economizou depois do primeiro mês, por exemplo. Vale a pena ver o quanto essa prática faz diferença no gás de cozinha.
É muito prático preparar marmita para semana e ficar livre dessa obrigação. O bolso e o tempo agradecem, além de ser mais saudável do que comer besteiras e fast food. Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o blog da Copagaz para aprender mais dicas, como tipos de fogão, panela e outros utensílios para ter praticidade e economia.
Crédito imagem de capa: Piyachok/iStock.com