Manutenção de aquecedor a gás: veja o por que você deve fazer
A manutenção do aquecedor a gás tem como principal finalidade manter o equipamento funcionando em perfeito estado para garantir sua eficiência e a segurança de quem o utiliza.
Afinal, os equipamentos a gás vem se tornando uma das opções favoritas entre os brasileiros, ao manterem o conforto térmico dos ambientes como a água quente nos chuveiros e torneiras dos apartamentos, por exemplo.
Portanto, para manter seus aparelhos funcionando perfeitamente e sem riscos à saúde, continue lendo o conteúdo e descubra tudo sobre a manutenção do aquecedor a gás:
Índice:
- Quando fazer manutenção do aquecedor a gás?
- Como fazer a manutenção?
- Quais os riscos de não fazer a manutenção regular?
- Quem deve fazer a manutenção do aquecedor a gás?
Quando fazer manutenção do aquecedor a gás?
A periodicidade da manutenção do aquecedor a gás dependerá de qual tipo de uso é empregado ao equipamento.
Por exemplo, se ele estiver instalado em residências, a recomendação é que a manutenção do aquecedor seja feita pelo menos uma vez no ano.
Já nos casos de comércios e indústrias, esse período cai pela metade e a recomendação é que a manutenção do aquecedor a gás seja feita no mínimo com seis meses.
Mas sempre fique alerta no caso de sentir ardor nos olhos e garganta, mal-estar ou até odores estranhos quando o aquecedor estiver em funcionamento. Desligue-o imediatamente e chame uma equipe técnica para realizar a manutenção.
Como fazer a manutenção do aquecedor a gás?
Para fazer a manutenção do aquecedor a gás é necessário cumprir os seguintes processos:
- limpeza;
- lubrificação;
- inspeção dos componentes;
- troca do diafragma.
A manutenção preventiva do aquecedor é feita com a remoção da capa do aparelho e as partes elétricas desparafusadas. Depois, é preciso fazer a higienização da ventoinha, a verificação e limpeza do sensor de calor, ignição, o trocador de calor e o filtro de água.
Outro componente importante que deve ser observado é a mangueira do gás, verifique o tempo de uso, pois elas têm uma vida útil de cinco anos.
Quais os riscos de não fazer manutenção do aquecedor a gás?
O principal risco de não fazer a manutenção do aquecedor a gás é expor os usuários a danos para saúde e afetar a eficiência do equipamento.
Confira alguns dos problemas que podem acontecer se não houver a manutenção.
- Irregularidade na combustão;
- Consumo de gás alterado;
- Superaquecimento do aparelho;
- Desligamento durante o uso;
- Falhas no acionamento;
- Instabilidade na temperatura.
Além disso, a falta de manutenção preventiva do aquecedor a gás pode ser causadora do alto índice de escape de monóxido de carbono, uma substância tóxica para o ser humano e animais domésticos. Ele pode causar náuseas, mal-estar, ardor nos olhos e na garganta e odores estranhos.
Quem deve fazer a manutenção do aquecedor a gás?
Tanto a instalação do aquecedor a gás como a manutenção deve ser feita por um profissional qualificado e habilitado. A recomendação é sempre optar por um serviço técnico autorizado pelo fabricante do equipamento.
Agora você já sabe o prazo ideal para fazer a manutenção do aquecedor a gás na sua residência. Portanto, mantenha seu equipamento em dia e ao menor sinal de irregularidade, procure o suporte técnico para evitar danificar o aparelho ou causar acidentes graves. Para saber mais dicas de manutenção como o passo a passo de como regular o aquecedor a gás, continue acompanhando os conteúdos do blog da Copagaz.