Fogão por indução gasta muita energia? Veja quanto consome e se compensa
Índice:
Cada vez mais, as pessoas estão optando por um fogão de indução ou um fogão elétrico para cozinhar, por causa da configuração descomplicada e da menor ocupação de espaço.
O consumo do fogão de indução ou de qualquer aparelho depende de sua potência nominal e das horas de funcionamento, mas muitos têm a dúvida: fogão por indução gasta muita energia?
Em média, a potência nominal de um fogão de indução é algo entre 1.500 watts e 3.000 watts, o que é muito maior do que a maioria dos eletrodomésticos. Quanto maior a potência, mais rápido é o aquecimento e menor é o tempo de cozimento.
Como funcionam as placas de indução?
Com um fogão a gás ou elétrico convencional, o calor é transferido (ou conduzido) para a panela ou frigideira que fica em cima, por meio de um elemento de aquecimento. Em contraste, um fogão de indução produz um campo eletromagnético em sua superfície de vidro que essencialmente transforma a panela ou frigideira em um elemento de aquecimento.
Ao usar um cooktop de indução, o fogão em si não esquenta, porque nenhum calor é conduzido entre o cooktop e a panela – o eletromagnetismo aquece a panela diretamente.
Indução ou a gás: qual é o melhor fogão?
A resposta é: depende. Pois isto varia muito de acordo com o que o comprador está avaliando.
Porém, é certo de que o fogão mais econômico é o fogão tradicional a gás, já que o valor de custo dele é mais baixo e as conta de gás no longo prazo também saem mais baratas do que as contas de luz ao usar um fogão por indução.
Sobre o fogão a gás
Uma das vantagens mais óbvias dos fogões a gás em comparação ao cozimento por indução é que o fogão a gás não gasta tanta luz.
Além disso, os fogões a gás permanecem mais frios na cozinha. O calor se dispersa imediatamente assim que o fogão a gás é desligado, ao contrário do cozimento por indução, os cooktops a gás não perdem o calor que entra no ar ao redor do fogão.
Sobre o fogão por indução
Os cooktops de indução oferecem benefícios significativos para cozinheiros regulares, os que têm pouco tempo. No entanto, os aparelhos de indução custam mais para comprar e para manter, além de não funcionarem com panelas e frigideiras feitas de certos materiais populares.
Além do custo, o cozimento por indução gera um calor significativo ao redor do aparelho, e isso pode ser visto como uma desvantagem para quen possui cozinhas pequenas.
A temperatura necessária para cozinhar também é alcançada com precisão e facilidade com o fogão a gás. Quer você abaixe ou suba a chama, ela muda imediatamente.
Famílias com crianças optam pelos fogões por indução porque o seu funcionamento minimiza queimaduras, já que p fogão só esquenta uma panela específica bem posicionado.
O cozimento por indução, por outro lado, requer mais tempo para a mudança na chama ocorrer, enquanto o queimador fica mais quente ou mais frio.
Fogão de indução ou a gás? Qual escolher?
Se você quer optar por um cooktop, considere as melhores opções a gás para maior economia, agora que já sabe que o fogão por indução gasta muita energia. Além disso, o gás de cozinha também pode ser utilizado com diversos objetivos, como o aquecimento de água.
Com equipes técnicas especializadas e treinadas, a Copagaz segue todos os padrões de qualidade, conforme as normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Através de testes de segurança, fazemos o processo de requalificação e devolução dos produtos para o mercado, com linhas únicas de montagem, identificação e abastecimento dos botijões.
Crédito da imagem: brizmaker