Aparelhos eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica
Índice:
- Eletrodomésticos que mais consomem energia
- Tabela de consumo de energia de eletrodomésticos
- Aparelhos para economizar energia
Você já levou um susto ao receber a sua conta de luz? Para evitar surpresas relacionadas ao consumo de eletricidade, é importante entender quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia.
Dessa forma, você passará a usá-los de forma mais inteligente, reduzindo os seus gastos e aprendendo a como calcular o consumo de energia da sua casa!
7 Eletrodomésticos que mais consomem energia
A lógica por trás do consumo dos eletrodomésticos que mais gastam energia elétrica considera alguns fatores, como a potência do aparelho (medida em watts) e o tempo que ele fica ligado.
Quanto maior a potência e maior o tempo de uso, maior será o consumo de eletricidade mensal.
1. Chuveiro elétrico
Considerando potência e tempo de uso, o chuveiro elétrico se torna o campeão na nossa lista de eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica.
Para economizar, evite o usar o chuveiro no modo inverno e reduza o tempo de banho.
Para garantir um banho quentinho e sem gastos exorbitantes, muitos consumidores passam a usar o chuveiro a gás.
2. Aquecedor elétrico
O inverno pode ser um desafio para a sua conta de luz. Os aquecedores elétricos podem ter um consumo de eletricidade parecido com o do chuveiro. Por isso, opte pelo aquecedor a gás sempre que possível.
Ah! Você sabia que existe lareira a gás? Elas podem te ajudar a se aquecer e ter uma casa mais charmosa!
3. Fogão elétrico
O fogão elétrico gasta muita energia. O mesmo vale para os fornos elétricos. Por isso, é importante conhecer os tipos de forno disponíveis, optando pelo mais eficiente.
4. Máquina de lavar
A máquina de lavar roupa também pode consumir energia excessivamente, porém os gastos dependerão do tamanho da máquina, do ciclo de lavagem selecionado, da eficiência energética e da quantidade de roupas lavadas.
Por isso, é importante adotar práticas de uso consciente para reduzir ainda mais o consumo de energia em sua casa.
5. Secadora de roupas
A secadora de roupas pode se tornar indispensável durante as semanas chuvosas ou nos apartamentos. O problema é que é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia.
Por isso, muita gente está usando a secadora a gás. Você já tinha ouvido falar dela?
6. Geladeira
Geladeiras e refrigeradores são alguns dos eletrodomésticos que mais consomem energia em uma residência. Como ela opera 24 horas por dia, ela acaba gastando mais eletricidade. No entanto, o seu consumo pode variar devido ao tamanho, eficiência energética, idade do aparelho e configurações de temperatura.
7. Ferro de passar roupa
O consumo do ferro de passar roupa é relativamente baixo se compararmos aos outros eletrodomésticos, mas se utilizá-lo com abundância pode gerar gastos impactantes na conta de luz.
Tabela de consumo de energia de eletrodomésticos
Uma dica é sempre prestar atenção na tabela de consumo de energia de eletrodomésticos da Aneel. Ela fica colada aos equipamentos.
Na hora da compra, fuja dos aparelhos que mais consomem energia e escolha os aparelhos com classificação A — ou o mais perto possível dessa nota.
Como economizar energia é um assunto que está ligado ao consumo, em alguns casos, isso significa abrir mão de potência, então, avalie as suas necessidades.
Uma segunda dica é tirar os aparelhos da tomada quando estão sem uso. Um eletrodoméstico na tomada pode gastar energia de até 25% do seu consumo normal.
Aparelhos para economizar energia
Sempre que possível, avalie a substituição dos aparelhos elétricos pelos a gás. Por exemplo: o fogão por indução gasta muita energia quando comparado ao fogão a gás.
Os aparelhos a gás costumam ser mais eficientes. Além disso, calcular o gasto de gás é mais simples do que fazer o cálculo de gasto elétrico.
Pense bem: você já sabe quanto tempo dura o seu botijão de gás, não é mesmo?
Se ainda não, aprenda a calcular quanto tempo dura um botijão de gás!
Agora que você entendeu quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia, use-os com mais cuidado para não desperdiçar o seu dinheiro.
Ah! Lembre-se que o gás de cozinha também é energia. Por isso, compre gás de empresas confiáveis, como a Copagaz.