Cozinhar a vapor pode beneficiar sua saúde e economizar gás
Índice:
Cozinhar a vapor é uma forma de preparar os alimentos que ajuda a preservar o melhor dos nutrientes. Essa é uma boa técnica para quem precisa controlar a dieta ou possui algum problema de saúde como colesterol alto.
Também é uma ótima alternativa para quem quer ter novos hábitos e uma alimentação mais saudável.
Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais e benefícios para quem quer começar a testar esse método de cocção. Confira!
4 benefícios do cozimento a vapor
Cozinhar alimentos no vapor traz vários benefícios como o consumo de legumes e verduras na sua rotina de alimentação, uso de pouca gordura, entre outros. Confira 4 benefícios que vão te ajudar a manter os nutrientes dos alimentos com esse método de cozimento!
1. Economia de gás
O cozimento a vapor é uma opção econômica, pois requer menos tempo de aquecimento em comparação a outros métodos de preparo.
Isso resulta em uma redução significativa de consumo no geral e ajuda a economizar no gás de cozinha, trazendo maior durabilidade do botijão a longo prazo.
2. Economia de tempo
O cozimento a vapor é rápido e eficiente, permitindo que você prepare várias porções de alimentos de uma só vez, economizando tempo na cozinha.
3. Reduz o desperdício de água e nutrientes
Diferente de outros métodos de cozimento, o vapor não retira o gosto dos alimentos. Isso permite que os sabores naturais dos ingredientes se destaquem, resultando em refeições mais saborosas.
Cozinhar a partir desse método também possibilita reaproveitar os alimentos, como alguns tipos de arroz que ficam muito melhores quando cozidos dessa maneira.
4. É uma técnica saudável
O cozimento a vapor não requer o uso de óleo ou gordura adicional, tornando-se uma opção saudável para quem visa reduzir o consumo de gorduras saturadas.
5 dicas para cozinhar a vapor
O principal segredo para cozinhar a vapor é não deixar os alimentos entrarem em contato com a água, pois ela retira diversos nutrientes e o sabor.
Por isso, a nossa primeira dica é usar apenas 5 cm de água para que ela possa evaporar, chegar até o alimento e realizar o cozimento.
Para você extrair o melhor dos alimentos por meio desse tipo de cocção, confira nossas dicas!
1. Mantenha a tampa fechada
Ao abrir a tampa, o vapor escapa e pode interromper o processo de cozimento. Mantenha a tampa fechada durante a maior parte do tempo para garantir que os alimentos cozinhem adequadamente. Isso também ajuda a reduzir o gasto do gás.
2. Evite o excesso de água
Coloque água na panela, mas certifique-se de que o nível fique abaixo do fundo do cesto de cozimento a vapor. Isso evita que ocorra um contato direto com os alimentos.
3. Veja os alimentos ideais para o cozimento a vapor
Vegetais como brócolis, couve-flor, cenoura e espinafre são ótimas opções para cozinhar a vapor. Peixes, frutos-do-mar, frango e até mesmo os ovos também podem ser cozidos da mesma forma.
4. Controle o tempo e a temperatura
O tempo de cozimento varia conforme o tipo de alimento e o tamanho dos pedaços. Geralmente, vegetais precisam de 5 a 10 minutos, enquanto peixes e carnes podem levar de 10 a 20 minutos. Ajuste o tempo de acordo com suas preferências de textura e cozimento desejado.
5. Adicione temperos e faça marinadas com os alimentos
Adicione temperos e especiarias aos alimentos antes de colocá-los no cesto de vapor para garantir um sabor delicioso. Use sal, pimenta, ervas frescas ou secas, alho, gengibre, entre outros.
Curtiu nossas dicas sobre cozinhar a vapor? Com elas, você preserva o sabor dos alimentos e ainda pode economizar no seu gás de cozinha. Para mais dicas como essas, continue lendo o blog da Copagaz!