Veja Como Limpar Fogão Industrial | Blog Copagaz
Blog Copagaz
30 de abril de 2021
Comentários (0)

Como limpar fogão industrial

Limpando fogão industrial

Saber como limpar fogão industrial é fundamental. Manter uma rotina de limpeza irá ajudar a evitar que o acúmulo de sujeira entupa o canal do gás, além de garantir uma aparência mais higiênica. Por isso, apesar de parecer trabalhoso, limpar seu fogão industrial te ajudará a evitar alguns problemas no futuro.

O melhor processo de limpeza de fogão industrial irá depender principalmente do quanto ele está sujo no momento. Por isso, listamos duas formas simples para você resolver esta questão, de acordo com o estado do seu fogão industrial. Confira abaixo.

Índice

Cuidados antes de limpar fogão industrial 

  • Antes de seguir nossas dicas sobre como limpar o fogão industrial, desligue seu fogão da tomada e feche o gás.
  • Não utilize produtos inflamáveis como álcool.
  • Tenha em mente que, durante a limpeza, a sujeira não pode escorrer para dentro das bocas do fogão.
  • Caso os trempes (popularmente chamados de “grades”) e queimadores do seu fogão sejam esmaltados, evite esfregá-los com esponja de aço. 
  • Caso tenha luvas de borracha, pode ser interessante utilizá-las, para evitar que suas mãos e unhas ressequem. 

Fique atento a estes pontos e boa limpeza!

Como limpar fogão industrial engordurado

Durante o dia a dia usando um fogão industrial, é normal que, em algum momento, ele fique engordurado. O importante é não deixar acumular por vários dias. Isso irá facilitar a limpeza e, conforme falamos antes, irá prevenir entupimentos. 

Como limpar um fogão industrial com pouca gordura

  1. Remova os trempes e queimadores e coloque-os de molho em água quente com detergente (ou outro produto de sua escolha) por, pelo menos, 15 minutos.
  2. Enquanto o molho acontece, use uma esponja úmida com detergente para esfregar a  parte de cima do fogão. Se quiser, pode deixar o produto agir por até dez minutos, para facilitar a remoção da gordura. 
  3. Quando terminar de esfregar, utilize um papel toalha ou uma esponja para absorver o resto de espuma e sujeira acumulada em cima do fogão. Depois, seque o fogão com um pano limpo e seco. 
  4. Tire os queimadores e os trempes do molho e esfregue eles para remover o resto da gordura. Quando estiverem totalmente limpos e secos, coloque-os de volta no fogão.

Como limpar fogão industrial cheio de gordura 

Caso a gordura do seu fogão industrial esteja mais grossa, você pode contar com misturas caseiras para dissolvê-la com mais facilidade. Uma das mais conhecidas usa vinagre e bicarbonato de sódio, seguindo o passo a passo abaixo.

  1. Misture água morna, vinagre e um pouco de bicarbonato de sódio. Coloque os trempes e queimadores de molho nesta mistura por até 30 minutos. 
  2. Faça uma nova mistura – desta vez, apenas com vinagre e bicarbonato – e aplique com uma esponja na parte de cima do fogão. Deixe agir por 15 minutos.
  3. Após o tempo de ação, remova a mistura e a gordura remanescentes e seque o fogão com um pano limpo e seco. 
  4. Remova os trempes e queimadores do molho, esfregue, enxágue e seque bem antes de colocar novamente no fogão. 

Como limpar forno industrial

Se o principal problema está no forno, você também pode seguir uma das orientações acima para limpar o vidro e as grades. 

Importante: não é recomendado utilizar esponjas de aço no vidro do forno, pois isso pode causar riscos profundos e dificultar a visão do interior. 

Agora que você sabe como limpar fogão industrial, aproveite para conferir outras dicas, como:

Aqui, no site da Copagaz, você também encontra mais informações sobre gás GLP, o que é GLP, gás industrial e gás para comércio, e pode contar conosco para comprar gás com qualidade e segurança.