Duas pessoas passando esponja num fogão industrial

Saber como limpar fogão industrial é fundamental. Manter uma rotina de limpeza irá ajudar a evitar que o acúmulo de sujeira entupa o canal do gás, além de garantir uma aparência mais higiênica. Por isso, apesar de parecer trabalhoso, limpar seu fogão industrial te ajudará a evitar alguns problemas no futuro.

O melhor processo de limpeza de fogão industrial irá depender principalmente do quanto ele está sujo no momento. Por isso, listamos duas formas simples para você resolver esta questão, conforme o estado do seu fogão industrial. Confira abaixo.

Cuidados antes de limpar fogão industrial

  • Antes de seguir nossas dicas sobre como limpar o fogão industrial, desligue seu fogão da tomada e feche o gás.
  • Não utilize produtos inflamáveis como álcool.
  • Tenha em mente que, durante a limpeza, a sujeira não pode escorrer para dentro das bocas do fogão.
  • Caso as trempes (popularmente chamados de “grades”) e queimadores do seu fogão sejam esmaltados, evite esfregá-los com esponja de aço. 
  • Caso tenha luvas de borracha, pode ser interessante utilizá-las, para evitar que suas mãos e unhas ressequem. 

Fique atento a estes pontos e boa limpeza!

Como limpar fogão industrial engordurado

Durante o dia a dia usando um fogão industrial, é normal que, em algum momento, ele fique engordurado. O importante é não deixar acumular por vários dias. Isso irá facilitar a limpeza e, conforme falamos antes, irá prevenir entupimentos.

Como limpar um fogão industrial com pouca gordura

Funcionário homem lavando fogão industrial engordurado
  1. Remova as trempes e queimadores e coloque-os de molho em água quente com detergente (ou outro produto de sua escolha) por, pelo menos, 15 minutos.
  2. Enquanto o molho acontece, use uma esponja úmida com detergente para esfregar a  parte de cima do fogão. Se quiser, pode deixar o produto agir por até dez minutos, para facilitar a remoção da gordura. 
  3. Quando terminar de esfregar, utilize um papel toalha ou uma esponja para absorver o resto de espuma e sujeira acumulada em cima do fogão. Depois, seque o fogão com um pano limpo e seco. 
  4. Tire os queimadores e as trempes do molho e esfregue eles para remover o resto da gordura. Quando estiverem totalmente limpos e secos, coloque-os de volta no fogão.

Como limpar fogão industrial cheio de gordura

Caso a gordura do seu fogão industrial esteja mais grossa, você pode contar com misturas caseiras para dissolvê-la com mais facilidade. Uma das mais conhecidas usa vinagre e bicarbonato de sódio, seguindo o passo a passo abaixo.

  1. Misture água morna, vinagre e um pouco de bicarbonato de sódio. Coloque as trempes e queimadores de molho nesta mistura por até 30 minutos. 
  2. Faça uma nova mistura – desta vez, apenas com vinagre e bicarbonato – e aplique com uma esponja na parte de cima do fogão. Deixe agir por 15 minutos.
  3. Após o tempo de ação, remova a mistura e a gordura remanescentes e seque o fogão com um pano limpo e seco. 
  4. Remova os trempes e queimadores do molho, esfregue, enxágue e seque bem antes de colocar novamente no fogão.

Como limpar forno industrial

Se o principal problema está no forno industrial, você também pode seguir uma das orientações acima para limpar o vidro e as grades. 

Importante: não é recomendado utilizar esponjas de aço no vidro do forno, pois isso pode causar riscos profundos e dificultar a visão do interior. 

Aqui, no site da Copa Energia, você também encontra mais informações sobre GLP, gás industrial e gás para comércio, e pode contar conosco para comprar gás com qualidade e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *