Como esquentar o chuveiro a gás da maneira correta e econômica
Índice:
- Como funciona o chuveiro a gás?
- 5 dicas para esquentar chuveiro a gás
- Como regular o aquecedor para economizar mais gás?
Quem nunca esteve com dúvidas sobre como esquentar o chuveiro a gás quando estava diante de dois registros? Pode parecer confuso ou você pode até pensar que é preciso deixar muita água escorrer pelo ralo para a água esquentar, mas não é bem assim.
Para esclarecer esse assunto, preparamos um conteúdo informativo com as formas de como utilizar esse eletrodoméstico sem precisar esperar tanto. Veja!
Como funciona o chuveiro a gás?
Antes de qualquer informação, é preciso entender como funciona o chuveiro a gás, que é um sistema diferente do elétrico. No caso desse modelo que opera por meio do GLP, a água é aquecida em aquecedor geral. Por isso, ela já vem quente para o banho.
Podem surgir outras dúvidas sobre como funciona o aquecedor a gás, mas não se preocupe. O funcionamento desse equipamento é bem simples, com instalação segura e garantindo água quente em toda a casa, dependendo do modelo escolhido. Saber regular o aquecedor tem bastante impacto no uso.
6 dicas para esquentar chuveiro a gás
Como vimos, esquentar o chuveiro a gás pouco tem a ver com o aparelho em si e mais com o aquecedor que regula a temperatura da água. Por isso, as dicas que ensinaremos também vão ao encontro do modo de aquecimento. Veja!
Encontre um meio-termo nos registros
Em geral, locais com chuveiro a gás costumam ter dois registros: um para água fria e um para quente. Conforme o uso, você pode se adaptar a encontrar o meio-termo de abertura de ambos priorizando menos o lado frio e mais o lado quente, para encontrar um equilíbrio.
Tenha a manutenção em dia do aquecedor
Como dissemos, ele tem o papel principal no aquecimento da água dos chuveiros e também das torneiras da casa. Por isso, a manutenção do aquecedor a gás deve estar sempre em dia, para não haver nenhum problema no funcionamento ou que possa ser resolvido rapidamente.
Ajuste a temperatura
Principalmente nos dias frios, é recomendado que a temperatura do aparelho aquecedor seja ajustada. Assim, com a água mais quente, é possível evitar a abertura do registro de água fria.
Verifique o diâmetro da tubulação
Veja se o tamanho da tubulação consegue aguentar a vazão da água sem causar problemas. Isso pode prejudicar o aquecimento, fazendo com que demore mais para ficar quente.
Fique de olho na vazão da ducha
Em consequência de uma tubulação não apropriada, a vazão da água será menor, verifique se os registros estão totalmente abertos. Você pode fechar completamente o lado frio e abrir somente o quente para testar como está a quantidade de água que sai do chuveiro.
Certifique-se se o gás do botijão está acabando
Se o gás do botijão estiver acabando, a recomendação é que troque os botijões de gás. Conte com a Copagaz nessa!
Como regular o aquecedor para economizar mais gás?
Para ter o melhor chuveiro com custo-benefício para o seu bolso, você pode saber como regular o aquecedor a gás para que ele proporcione economia no consumo. Antes de comprar o seu aparelho, verifique quais modelos atendem às suas necessidades diárias. Após instalado, mantenha-o numa temperatura adequada ao ambiente.
Esquentar a água do chuveiro a gás pode levar um tempo antes de ficar na temperatura ideal, por isso priorize banhos mais rápidos. Outro ponto fundamental é manter as duchas limpas e a manutenção do aparelho em dia. Saber como esquentar chuveiro a gás é algo que está mais ligado ao seu aquecedor. Se quer saber mais dicas sobre como economizar gás no aquecedor e como economizar gás no geral, continue acompanhando nossos conteúdos!