Pizzaiolo sorrindo

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Você sabia que existem mais de 112 mil pizzarias no Brasil? Os dados são da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra). 

Como na maior parte dos negócios, um dos desafios dos donos das pizzarias está na gestão do seu empreendimento, incluindo a precificação de pizza.

Quando o empreendedor não precifica corretamente o seu produto, ele corre muitos riscos, como arcar com um prejuízo por não conseguir recuperar o valor investido ou perder clientes, por cobrar acima do que eles podem pagar.

Como vimos, vender pizza é um negócio que atrai milhares de pessoas. Sendo assim, aperfeiçoar a gestão é fundamental!

Como precificar um produto?

Entender como precificar produtos alimentícios requer que os empresários conheçam todos os custos envolvidos na produção dos seus produtos. Isso inclui os custos fixos e os custos variáveis do negócio.

Por exemplo: se o preço de ingredientes essenciais, como o queijo e o tomate sobem, esse aumento de custo deve ser repassado ao consumidor. Caso contrário, a pizzaria terá prejuízos.

Precificação de pizza: custos essenciais

Além dos ingredientes, existem outros gastos que não podem ser cortados e que, quando aumentam, irão compor o novo valor da pizza.

O custo com combustível é um deles. Por isso, a maioria das pizzarias usam o forno a gás em pizzarias. Essa opção é mais econômica do que o forno a lenha e o elétrico.

Sendo assim, a migração para forno a gás em restaurantes é essencial para garantir uma precificação adequada nesses negócios.

Precificação de pizza: margem de lucro

Entender como calcular o preço da venda de pizza exige que você entenda qual é o valor da sua margem de lucro. Ela é a quantia de capital que você terá em cada pedido após descontar os custos.

Essa margem garantirá o fluxo de caixa da sua pizzaria, além do pagamento do seu salário (o pró-labore). Quando a margem de lucro é calculada inadequadamente, a empresa apresenta prejuízos, mesmo vendendo bem.

Custo com equipamentos

Nem só de ingredientes vive uma pizzaria. Os equipamentos para pizzaria também representam um custo que precisa estar na precificação do produto.

Se você puder, compre equipamentos usados, mas em bom estado. Isso ajudará a reduzir os custos iniciais, o que permitirá que a precificação seja mais adequada à realidade de mercado.

Imagine que você tenha comprado equipamentos de primeira linha, muito caros. A necessidade de pagar por eles fará com que a sua pizzaria tenha que cobrar mais caro do que a concorrência, o que diminuirá as vendas.

Por isso, seja realista na hora de investir no seu negócio, com o objetivo de criar uma precificação adequada.

Como melhorar a precificação da pizza?

Baseie-se na sua realidade de mercado, atualizando os seus preços de acordo com os seus custos. Esses reajustes garantirão que a sua empresa não assuma prejuízos causados pela inflação de um período, por exemplo.

Não tente ganhar mercado apenas pelo preço

Reduzir os preços para ganhar mercado pode ser uma ação interessante, mas quando feita sem critérios, ela gera prejuízos. Mais importante do que vender mais que o concorrente é ter lucro.

Evite sabores que dão prejuízo

Saber diversificar a oferta em sua pizzaria é importante, mas não insista em sabores que não têm uma boa margem de lucro, como os sabores que os ingredientes geram custos de armazenamento com pouca saída.

Como calcular preço de pizza envolve a necessidade de obter ganho de capital, os sabores de pizza mais pedidos podem ser a chave para trazer lucro para a sua empresa.

Mantenha a contabilidade em dia

Um dos erros mais comuns das pequenas empresas é não investir em contabilidade. Como calcular o valor da pizza se a empresa não conhece os próprios números?

Invista em contabilidade para não tomar decisões baseadas apenas em impressões do mercado.

A precificação de pizza é um tema e tanto se você quiser destacar a sua empresa nesse mercado tão competitivo. O brasileiro ama pizzas e essa opção de restaurante pode ser uma boa oportunidade de negócio — desde que você saiba como precificar as pizzas.

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