Chuveiro a gás ou elétrico: compare as vantagens e desvantagens
Índice:
- Diferenças entre chuveiro a gás e elétrico
- Vantagens e desvantagens do chuveiro elétrico
- Vantagens e desvantagens do chuveiro a gás
- Vantagens e desvantagens do chuveiro elétrico
- Chuveiro a gás ou elétrico: qual escolher?
Se você precisa instalar um chuveiro a gás ou elétrico na sua casa nova, ou na sua reforma e não sabe qual comprar, a gente te ajuda. Essa escolha é muito importante, afinal, pode impactar no seu consumo e na sua economia.
Pensando nisso e para ajudar nessa tarefa, preparamos este conteúdo com as principais características, diferenças dos modelos desse eletrodoméstico e quais são suas vantagens e desvantagens. Confira!
Diferenças entre chuveiro a gás e elétrico
Para que o seu banho tenha água aquecida, o tipo de instalação do chuveiro escolhido tem impacto direto. É exatamente nesse ponto que estão as principais diferenças entre o chuveiro elétrico ou a gás.
O chuveiro a gás não precisa de um processo para aquecer a água, ela já vai até ele quente, vinda do aquecedor. Já o chuveiro elétrico precisa aquecer a água dentro dele, ou seja, o líquido é aquecido no próprio eletrodoméstico por meio de uma resistência.
É por isso que quando a resistência “queima” no chuveiro elétrico, é necessário a troca para a água voltar a esquentar tranquilamente. A instalação dos dois modelos são bem diferentes, sendo necessário um especialista que sabe como instalar chuveiro a gás, por exemplo.
O chuveiro a gás funciona por meio de um aquecedor montado na casa, que utiliza o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o mesmo combustível do gás de cozinha. Já as instalações elétricas precisam de um circuito bem específico somente para esse eletrodoméstico, por precisar receber toda a alta potência de energia.
Vantagens e desvantagens do chuveiro elétrico
Antes de mais nada, você deve estar se perguntando “chuveiro elétrico ou a gás qual é melhor?”. A verdade é que existem alguns fatores que podem ser decisivos na hora de escolher. Separamos primeiro os benefícios do chuveiro a gás. Veja!
Vantagens e desvantagens do chuveiro a gás
Prós do chuveiro a gás
- Consegue esquentar melhor a água;
- Maior vazão de água, temperaturas maiores e mais estáveis, permitindo um banho mais agradável;
- As duchas e os aquecedores mais simples podem ser encontrados por preços acessíveis;
- Diminui a conta de energia, e é mais econômico a longo prazo;
- Funciona mesmo com falta de energia na residência;
- É mais ecoeficiente.
Contras do chuveiro a gás
Em contraponto, ele também apresenta algumas desvantagens. Veja!
- Requer mão de obra especializada para instalar o chuveiro a gás;
- Maior investimento inicial com o aquecedor a gás.
Vantagens e desvantagens do chuveiro elétrico
Prós do chuveiro elétrico
- Apesar de necessitar de um circuito, tem fácil instalação;
- Existem opções grandes e modernas à disposição, com diversos recursos e temperaturas;
- Pode ter um menor consumo de água.
Contras do chuveiro elétrico
Agora, conheça quais são as principais desvantagens do chuveiro elétrico:
- Apesar de diminuir a conta de água, ele é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia no lar, dependendo do modelo, pode impactar significativamente no consumo;
- Mesmo tendo fácil instalação, é necessária muita atenção, pois qualquer problema elétrico pode oferecer riscos para rede elétrica e residentes;
- Tem menor vazão de água;
- Esquenta menos;
- Em casos de falta de energia, o chuveiro não esquenta.
Chuveiro a gás ou elétrico: qual escolher?
Por fim, ambos têm suas vantagens e desvantagens, mas para responder à pergunta “chuveiro a gás ou elétrico, qual mais econômico?”, pode-se dizer que o modelo a gás sai na frente.
Ele é o melhor chuveiro com custo-benefício a longo prazo, visto que, inicialmente, a instalação do aquecedor é um alto investimento, mas que oferece economia na conta de luz. Com o tempo, os moradores se acostumam com a vazão de água e conseguem controlar melhor o fluxo também. Se você quer saber mais sobre eletrodomésticos movidos a gás, como economizar gás e muito mais, continue acompanhando o blog da Copagaz!