Mulher segurando um prato de hamburguer vegano

Índice

  1. É vantajoso ter a opção de um cardápio vegano?
  2. O que não pode ter nesse cardápio?
  3. O que usar para substituir a carne?
  4. Como montar o cardápio vegano?
  5. Divulgue a novidade
  6. Outras possibilidades

Já considerou incluir lanches sem carne bovina em seu restaurante? Essa é uma possibilidade que você pode oferecer aos seus clientes que não comem esse tipo de alimento. 

Pensando nisso, preparamos um artigo com os principais pontos de como montar um cardápio vegano na sua hamburgueria com tudo o que tem direito. Veja!

É vantajoso ter a opção de um cardápio vegano?

Não há uma pesquisa concreta que aponte quantos veganos existem no Brasil, porém, estima-se que sejam cerca de 7 milhões. Ou seja, muitos brasileiros não comem nenhum tipo de alimento derivado de animais. 

Considerando isso, montar um cardápio para vegetarianos na sua hamburgueria pode atrair cada vez mais clientes. Além disso, é uma forma de mostrar um cuidado especial com aqueles que não apreciam o uso da carne em receitas mais tradicionais como a do hambúrguer.

O que não pode ter nesse cardápio?

A princípio, pode parecer um pouco difícil saber o que um vegano pode comer. Para te ajudar, separamos alguns alimentos que não podem ser incluídos em refeições veganas, sendo eles:

  • carnes: não é permitido carnes, nem mesmo as do tipo branca, como peixes e aves;
  • laticínios: todos os produtos derivados de leite não podem estar no cardápio;
  • ovos: todos os tipos de ovos devem ficar de fora;
  • mel: produzido por abelhas, o adoçante natural está proibido.

Então, na hora de montar o cardápio, deve-se excluir todos os produtos com ingredientes de origem animal, como manteiga, bacon, ovos fritos, leite, etc.

O que usar para substituir a carne?

Para oferecer um lanche saboroso e com tudo que os veganos podem comer, você pode fazer substituições saudáveis na hora de montar um hambúrguer vegetariano. Mais do que uma hamburgueria vegetariana, é possível avançar um nível e incluir opções sem nenhum tipo de origem animal em todos os ingredientes. 

Algumas alternativas que substituem bem a carne são: 

  • carne de soja;
  • carne de jaca;
  • carne de grão-de-bico.

Além disso, é possível incrementar os lanches com outros alimentos, como legumes, vegetais, frutas e cereais. 

Como montar o cardápio vegano?

Na hora de montar um cardápio vegano, você pode pedir ajuda de um especialista para não cometer erros. Outra dica é pesquisar bastante sobre cada ingrediente que queira incluir no menu para ter certeza de que não é de origem animal. 

Faça boas escolhas e combine os alimentos, criando opções de lanches que fiquem saborosos e com tudo o que os veganos podem comer sem medo. Assim, você poderá alcançar uma nova clientela.

Monte um plano

  1. Para organizar um cardápio vegetariano na sua hamburgueria, você precisa montar um plano para que tudo dê certo. Primeiramente, uma pesquisa de mercado pode te responder se o perfil dos seus clientes realmente pede opções vegetarianas no menu, o que pode fazer toda a diferença;
  2. Outra questão muito importante é o seu conhecimento sobre o assunto. Saber tudo sobre substituições, valores nutricionais dos ingredientes e o que entra ou não entra no cardápio é extremamente importante. Para tanto, você também pode contratar profissionais que já tenham experiência no ramo de cardápios vegetarianos para uma consultoria ou até para trabalharem em sua hamburgueria.
  3. A partir disso, o seu planejamento precisa focar na quantidade de matérias-primas suficiente para não sobrar ou não faltar nada enquanto o restaurante está aberto. Com a experiência que você já tem, isso não será difícil, mas lembre-se de que as opções sem carne animal tendem a sair menos.

Divulgue a novidade!

Para os seus clientes saberem do cardápio vegano, é importante que divulguem a novidade, não só no próprio restaurante (nas mesas, em cartazes ou na comunicação verbal), mas também nas suas redes sociais. Dessa forma, você atrai novos clientes, principalmente os que estão interessados no novo menu.

Descontos especiais e conteúdos segmentados sobre o tema podem ajudar no início, assim como parcerias com outros estabelecimentos da região e influenciadores do “mundo veggie“.

Explore também outras possibilidades de cardápio

Além do cardápio vegano, sua hamburgueria também pode contar com outras possibilidades de menu restritivo, como opções somente vegetarianas, lacfree (sem lactose), glúten free (sem glúten), com menor teor de açúcar e low carb (pouco carboidrato). Vale a pena fazer uma avaliação e descobrir se cabe inovar com essas outras opções.

Lembre-se: além de saber como montar um cardápio vegano, a cozinha da sua hamburgueria precisa estar preparada para que a experiência gastronômica oferecida no local seja incrível. A escolha da fonte energética para o preparo dos alimentos é fundamental para garantir o desempenho. 

O gás para comércio ou GLP é a mais eficiente delas e tem um excelente custo-benefício. Seja um cliente empresarial e conte com o abastecimento de GLP suporte da Copa Energia!

Essa é uma forma de utilizar produtos de qualidade e evitar problemas com o abastecimento energético da sua cozinha industrial!

Ao ser cliente Copa Energia, você conta com:

  • Reabastecimento automático de sua central de GLP
  • Assistência técnica 24h, 7 dias por semana
  • Segurança nas instalações seguindo todas as normas vigentes
  • Operação em 24 estados e no Distrito Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *