Por que não se deve usar capa para botijão de gás? - Copagaz
Blog Copagaz
18 de fevereiro de 2021
Comentários (0)

Por que não se deve usar capa para botijão de gás?

Roupinha no botijão de gás? Aí não!
2 minutos para ler

As famosas capas para botijão de gás são comercializadas com diversos tipos de tecidos, estampas e texturas, com o objetivo de decorar e não deixar o cilindro exposto no local de armazenamento.

Para além da cultura de muitas famílias, será que é correto utilizar o item de decoração em nossa casa?

Confira a seguir a melhor indicação para um bom uso do seu botijão de gás.

Eu devo utilizar capa para botijão?

De forma direta, a resposta é não. O seu gás de cozinha fica armazenado em um botijão com itens de segurança, como válvula de gás e mangueira certificadas pelo INMETRO, para que seja uma fonte segura de energia para sua casa.

No entanto, se houver algum descuido na hora da instalação do botijão ou se você não verificar a validade dos itens de segurança, pode ser que você tenha um problema de vazamento de gás.

Então, usar capa em seu botijão de gás não é ideal. Na maioria dos casos, este tipo de adorno é feito de materiais inflamáveis.

Pensando nisso, se houver algum tipo de vazamento, a capa pode dificultar que você escute o barulho de vazamento do registro ou sentir o odor do gás de forma mais rápida. Saiba aqui por que botijão de gás faz barulho.

Além disso, sendo feita de um material inflamável, se ocorrer um incidente com faísca, utilizar a capa no botijão de gás soma riscos desnecessários.

Tenho capa no meu botijão e acho que tenho um vazamento: o que fazer?

1. Para manter a sua casa segura, ao identificar um vazamento de gás, desligue a válvula, abra portas e janelas e mantenha todas as luzes apagadas.

2. Não utilize nenhum material inflamável, como isqueiros, para a verificação do vazamento nem fume próximo ao local.

3. Quando sentir que a casa está ventilada, retire a capa do seu botijão.

4. Lembre-se de que a instalação e a manutenção correta do botijão é o fator que mantém o produto seguro. Por isso, sempre verifique se os itens (mangueira, válvula, o próprio botijão, etc) que acompanham o seu fogão estão em boas condições e dentro do prazo de validade.

Agora que você já sabe que um botijão de gás com roupa não é uma boa ideia, aproveite para conhecer outras dicas de consumo de gás para o dia a dia, como gás para condomínio e gás industrial, navegando em nosso blog Copagaz! Se preferir, entre em contato com a nossa central de atendimento, através do telefone 0800 707 2672.