Botijão de gás vazio: será que é vazamento? | Copagaz
Blog Copagaz
24 de dezembro de 2020
Categoria:
Comentários (0)

Botijão de gás vazio: será que é vazamento?

botijão de gás vazio

Usar o gás de cozinha, ou GLP, é uma realidade dos brasileiros na hora preparar os alimentos. Por ter um bom custo-benefício, muitas pessoas optam por fazer o aquecimento de água para torneiras e chuveiros da casa com o mesmo gás.

Como o consumo de gás não costuma alterar muito de mês para mês em uma residência, por exemplo, se o seu botijão de gás vazio ficar vazio muito rápido, pode ser que você fique na dúvida se o gás de fato acabou ou se está ocorrendo algum vazamento, certo?

Neste post, vamos entender mais sobre como identificar um vazamento de gás e o que fazer com o botijão vazio.

Como descobrir se o gás está vazando?

Para saber se o gás está escapando do seu botijão de gás, ligue a válvula e passe uma esponja com água e sabão nas conexões (mangueira e regulador). Se houver sinais de bolhas, você pode seguir os seguintes passos.

  1. Para sua segurança, coloque o botijão do lado de fora da casa, em um local arejado.
  2. Mesmo não sentindo o odor do gás, se você desconfia de um possível vazamento, é bom abrir portas e janelas e nunca ligar o interruptor de luz ou qualquer outra fonte que possa gerar faíscas.
  3. Ligue para um revendedor autorizado e solicite a troca do seu botijão de gás.

Também é importante lembrar das recomendações de segurança quando for instalar o novo botijão. Escolha um local externo arejado e mantenha a distância mínima de 1,5 metro de instalações elétricas, ralos e grelhas de escoamento de água.

Botijão de gás vazio: saiba como conferir se o gás acabou mesmo!

Então, caso não seja um vazamento, como ter certeza de que meu botijão de gás está vazio? A dica é acender os queimadores e observar se as pontas das chamas estão avermelhadas e trepidantes.

O que fazer com botijão de gás vazio?

Depois de confirmar que o seu botijão de gás está vazio, você pode entrar em contato com uma revendedora autorizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e realizar a troca do botijão vazio, por meio da compra de um novo botijão cheio.

Não quer mais o seu botijão de gás vazio? Acione a sua revendedora para retirada ou leve o seu botijão até o local. Após um processo de segurança, os botijões podem voltar ao mercado – e o meio ambiente agradece!

Entreguei meu botijão de gás vazio: o que acontece com ele?

Os botijões de gás recebidos são encaminhados pelas revendedoras para empresas especializadas de confiança, que realizam rigorosas manutenções e requalificações com diversos testes de segurança. Em seguida, são enviados para as instalações de envasamento das suas respectivas marcas e retornam ao mercado de revenda.

Esse processo garante que menos botijões sejam produzidos, o que torna o processo mais sustentável financeira e ecologicamente.

Conheça seus direitos como consumidor na hora de trocar seu botijão vazio

Segundo a ANP, todas as revendedoras são obrigadas a aceitar em troca os botijões vazios de qualquer marca, mesmo que estejam enferrujados ou amassados. 

Por isso, é preciso atentar-se também ao peso do seu novo botijão. Por exemplo, um botijão de gás 13 kg novo deve ter, em média, 28 kg, sendo 13 kg do líquido GLP e 15 kg do recipiente.

Quer realizar a troca do seu botijão de gás vazio? Entre em contato conosco pelo nosso site ou pela central de atendimento, no telefone 0800 707 2672, e encontre uma filial ou revenda de gás mais próxima da sua localização.