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10 de janeiro de 2019
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Como aproveitar a sazonalidade de matéria-prima para montar o cardápio do seu restaurante

Utilizar a sazonalidade para montar o cardápio do restaurante é imprescindível para quem deseja ter um negócio de sucesso. Além do significativo reflexo financeiro, o uso de alimentos cultivados fora de época podem ser perigosos para a saúde dos clientes por conta da quantidade abusiva de agrotóxicos utilizados no processo. Preparamos algumas dicas para que você saiba aproveitar a sazonalidade na montagem de um cardápio promissor e saboroso:

1- Entenda o ciclo das matérias-primas e dos fornecedores

Na hora de montar um cardápio, analise com cuidado todos os alimentos que entram na lista da sazonalidade, seja pelo cultivo natural (hortaliças ou frutas, por exemplo) ou pela logística de algum fornecedor parceiro (que em determinado período não entrega algum tipo de produto). A partir disso, a falta de uma determinada matéria-prima não será nenhuma surpresa.

2- Monte um planejamento prévio

Tendo em mãos a lista dos alimentos que sofrem com a sazonalidade, o próximo passo é se planejar para que isso não prejudique o seu restaurante. Isto é, monte um calendário que seja possível enxergar suas possibilidades como um todo. O ideal é que seja um planejamento anual, pois muitas das matérias-primas são cultivadas de acordo com as estações do ano. Dessa forma, você poderá estudar as alternativas para o seu cardápio.

3- Saiba o que não pode faltar

Seja com uma pesquisa de satisfação com clientes ou por determinação sua, é preciso saber quais pratos são os mais famosos, quais matérias-primas saem mais e qual a quantidade delas que você vai precisar ao longo do tempo. Feito isso, tente montar um estoque estratégico, avaliando quais alimentos podem ser congelados por um período de validade que seja interessante, ou ainda, do que pode ser substituído sem que haja uma diferença significativa no sabor.

4- Crie pratos para edições especiais

Para atrair clientes e utilizar a sazonalidade a seu favor, é possível ainda criar pratos especiais para edições limitadas (do inglês limited edition) ou para datas comemorativas. Nesse aspecto, é importante que você saiba qual o momento certo de oferecer esse tipo de menu especial, incluindo as possibilidades no planejamento anual do seu cardápio. Você pode criar edições que se enquadrem com o tema do seu restaurante e ainda oferecer menus comemorativos para datas como Dia dos Namorados, Natal, entre outras possibilidades.

5- Tenha uma boa comunicação com os clientes

Comunicar os clientes sobre a sazonalidade dos produtos também pode ajudar a ter ideias promissoras, além de trazer conhecimento para quem não entende do assunto. Isso significa que se o cliente compreender que um determinado prato não poderá ser feito em um determinado período em prol de sua saúde, isso transmitirá segurança e confiança de que seu restaurante se preocupa em ser servir alimentos frescos e de qualidade, trazendo uma boa impressão e boas oportunidades para o seu negócio.

O que acha dessas dicas para usar a sazonalidade para montar o cardápio do seu restaurante? Você já pratica algo assim? Quais são os resultados?

Lembre-se de que a cozinha precisa estar preparada para que a experiência gastronômica oferecida no restaurante seja incrível. A escolha da fonte energética para o preparo dos alimentos é fundamental para garantir o desempenho. O GLP é a mais eficiente delas e tem uma excelente relação custo-benefício. Veja alguns conteúdos que já elaboramos sobre o uso de GLP em restaurantes.

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