Como limpar panelas de ferro, evitar que enferruje e aumentar sua durabilidade
Índice:
- Mistura para limpar panelas de ferro
- Como tirar ferrugem de panela de ferro?
- Como “curar” uma panela de ferro?
- Renovação e manutenção da camada protetora em uma panela de ferro
- Dicas para conservar a sua panela de ferro
Desfrutada por chefs, cozinheiros e entusiastas exigentes, a panela de ferro se destaca pela sua capacidade de esquentar por completo e pela sua preservação do sabor dos alimentos. No entanto, saber como limpar as panelas de ferro pode ser um desafio e requer habilidades específicas para manter a eficiência desse utensílio.
Dessa forma, é necessário adotar alguns métodos delicados de limpeza, utilizando materiais não abrasivos e técnicas adequadas que vamos te contar no artigo de hoje. Vamos lá?
Mistura para limpar panelas de ferro
Existem algumas misturas para limpar panelas de ferro antigas muito eficientes e práticas que você pode testar na sua casa.
Uma dessas técnicas é adicionar o produto CIF Lava Louça Concentrado, um detergente neutro, o bicarbonato de sódio, o vinagre branco, o sal e uma pouco de óleo de cozinha. Unindo todos esses produtos, basta misturá-los e aplicá-los na superfície da peça, deixando reagir por um tempo e removendo com água corrente. Lembre-se sempre de utilizar luvas para aplicar a mistura.
Depois desse processo, você conseguirá deixar as suas panelas limpas e com brilho.
Como tirar ferrugem de panela de ferro?
Para tirar ferrugem da panela de ferro, o ideal é começar esfregando a ferrugem com uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Em seguida, utilize uma escova de cerdas firmes para remover os resíduos soltos.
Mas, se o resíduo não sair completamente, experimente o vinagre branco — deixe o utensílio de molho por algumas horas e esfregue novamente.
Para manchas mais resistentes, uma mistura de sal e suco de limão pode fazer maravilhas. Após a limpeza, seque completamente e aplique uma fina camada de óleo vegetal para evitar possíveis oxidações.
Como “curar” uma panela de ferro?
Antes de iniciar o ritual de cura da sua panela de ferro fundido ou de outro tipo, é imprescindível garantir que o utensílio esteja impecavelmente limpo e livre de qualquer vestígio de alimentos ou impurezas.
Por isso, lave-o minuciosamente em água corrente, utilizando um sabão ou detergente neutro para eliminar sujeiras mais persistentes.
Além disso, evite abrasivos que comprometam a camada protetora da peça. Para aumentar a vida útil do seu utensílio, experimente uma aplicação generosa de óleo vegetal (recomendamos o óleo de canola).
Em seguida, encaminhe sua panela para um forno preaquecido a 180 graus, deixando-a no local para um “banho de bem-estar” de aproximadamente uma hora, sem nenhum ingrediente dentro.
Importante: para panelas de ferro com cabo de madeira, opte pelo fogão, nunca pelo forno. Repita esse processo uma segunda vez, sempre lembrando de lavar e secar meticulosamente após cada etapa.
Ah, e aqui vai uma dica extra: mantenha um filtro de papel, daqueles de coador de café, no interior da panela para absorver qualquer umidade teimosa.
Renovação e manutenção da camada protetora em uma panela de ferro
Para revitalizar e preservar a camada protetora de ferro, busque sempre eliminar resíduos areando a panela, aplicar óleo vegetal, levar ao forno a 180 graus e garantir uma renovação eficaz — repita esse processo periodicamente para assegurar a durabilidade. Em cabos de madeira, opte sempre pelo fogão.
Dicas para conservar a sua panela de ferro
Agora que você já sabe alguns métodos de limpeza para os cuidados com a sua panela de ferro, vamos às dicas de como conservar esse utensílio!
Limpeza eficiente
Lave a panela com água corrente e detergente neutro e evite abrasivos que comprometem a proteção da peça.
Renovação da camada protetora
Aplique o óleo vegetal, preferencialmente o óleo de canola, para manter a camada de ferro protegida e leve ao forno a 180 graus por uma hora para garantir a eficácia.
Repetição do processo
Repita o periodicamente o processo de limpeza e os cuidados para manter a durabilidade da camada protetora.
Secagem adequada
Sempre seque completamente a panela, após cada lavagem, para prevenir a oxidação da peça.
Armazenamento consciente
Sempre guarde a panela em um local seco e arejado para evitar a formação de ferrugem. E aí, gostou das dicas? Agora que você já sabe como limpar as suas panelas de ferro, continue acompanhando o nosso blog e confira outros artigos, como o passo a passo para limpar panelas queimadas!
Crédito imagem de capa: iStock.com/Willowpix