Blog Copagaz
20 de dezembro de 2018
Categoria:
Comentários (0)

6 dicas para escolher o local ideal para abrir seu restaurante

A busca pelo ponto comercial é um dos grandes desafios de todo empresário. E também um dos fatores determinantes para o sucesso ou o fracasso de um negócio. Portanto, se você está se perguntando como escolher o local ideal para abrir o seu restaurante, saiba que é preciso muita paciência, disposição e pesquisa detalhada para fazer uma escolha segura e ampliar as chances de êxito.

Antes de dar o qualquer passo, tenha também em mente que a localização do seu restaurante deve estar de acordo com o seu plano de negócios e ser adequado ao seu público-alvo. Caso contrário, você não atrairá clientes e, consequentemente, não alcançará resultados satisfatórios. Pense: não tem sentido montar um restaurante sofisticado voltado para um público de alto padrão em uma região retirada e com perfil humilde, correto?

Para facilitar esse processo, destacamos seis critérios que não podem ser deixados de lado na hora de definir o local ideal para a abertura do seu restaurante. Prepare-se para começar o seu novo negócio com o pé direito. Acompanhe!

  1. Perfil dos clientes

Entender o perfil dos clientes que você pretende atender em seu restaurante é o primeiro passo para a escolha assertiva da localização, que deve estar alinhada ao tipo de ambiente que eles costumam frequentar.

Portanto, descubra quem são, de fato, seus clientes. Avalie como eles pensam e se comportam, a renda média mensal, os alimentos que consomem, os locais que frequentam, o nível de serviço ao qual estão acostumados, em que horários fazem as refeições, como se locomovem, que rotas realizam, se possuem filhos ou não, entre outras informações.

Ao compreender como o seu cliente ideal pensa, você conseguirá assimilar melhor o que eles esperam da sua localização.

  1. Concorrência direta

Saber com quem você concorre é essencial em todo negócio. Afinal, é a única maneira de criar um diferencial competitivo e sair na frente. Por isso, identificar os outros restaurantes nas proximidades é muito importante para avaliar o potencial de um ponto comercial. E não pense que a existência de outros restaurantes nas imediações é um empecilho. Não necessariamente!

Por exemplo, você quer abrir um restaurante por quilo em uma região comercial. Gaste sola de sapato e identifique os demais estabelecimentos que oferecem o mesmo serviço nas proximidades. Se houver sinais claros de saturação, como longas filas e demora no atendimento, pode haver aí uma boa oportunidade de negócio. Agora, se há absorção da demanda, pode ser difícil que haja espaço para mais um.

Não se esqueça de que, se você optar em montar o seu restaurante em um local onde há concorrentes, será necessário criar um diferencial bem bacana e exclusivo para cativar a preferência dos consumidores.

  1. Infraestrutura da região

A infraestrutura local é outro fator determinante na hora de escolher o ponto ideal para abrir seu restaurante. O seu público demanda estacionamento próprio ou nas proximidades ou prioriza locais próximos da residência ou aos quais se pode chegar facilmente por meio de transporte público? Pense nisso também!

  1. Vias de acesso

Ninguém gosta de perder tempo tentando chegar a um lugar que tem um acesso complicado, não é mesmo? Vira aqui, vira ali, retorna lá… e você não consegue chegar nunca! Principalmente nas grandes cidades, as pessoas valorizam cada vez mais estabelecimentos de fácil acesso.

Então, ao escolher o ponto para o seu restaurante, opte por locais fáceis tanto para os clientes como para os fornecedores. Avenidas bem conhecidas e pontos de referência próximos são uma mão na roda e facilitam o acesso ao local.

Não se esqueça de verificar se a movimentação na região não é prejudicada por bloqueios temporários, como feiras livres e outros eventos. Atente para todos os detalhes! Eles podem fazer uma grande diferença na sustentabilidade do seu negócio!

  1. Segurança

Um fator importantíssimo é a segurança. Antes de escolher o ponto para o seu restaurante, pesquise sobre a região. Converse com vizinhos, leia as editorias de segurança dos jornais locais e consulte os dados da Secretaria de Segurança Pública. Isso evita que você escolha um ponto que potencialmente sabotará o seu sucesso. Afinal, ninguém está disposto a almoçar ou jantar em um lugar onde há altos riscos de sofrer imprevistos com furtos ou assaltos, não é mesmo?

  1. Visibilidade

A fachada de um restaurante é fator primordial para atrair um bom movimento. Não à toa! As pessoas precisam saber que o seu restaurante está lá. Portanto, preste atenção na visibilidade do imóvel. Evite locais com fachadas muito estreitas ou escondidas por excesso de árvores ou outros elementos que atrapalhem a percepção do seu estabelecimento.

Anotou todas as dicas não errar na busca pelo local ideal para o seu restaurante? Com essas importantes informações, certamente, o processo de escolha será muito mais simples e seguro. Agora, que tal descobrir como precificar os pratos do seu restaurante à la carte de forma correta?

E se você quiser mergulhar ainda mais em temas fundamentais para o sucesso do seu restaurante, não deixe de conferir estes artigos:

Como montar uma cozinha industrial para o seu restaurante?

Gás natural ou GLP em restaurantes?

5 passos para instalação de uma central de GLP em restaurante

Pronto para embarcar nesta empreitada? Deixe seus comentários e acompanhe outras dicas sobre empreendedorismo no blog e nas redes sociais da Copagaz!