Blog Copagaz
8 de outubro de 2019
Categoria:
Comentários (0)

3 dicas para ganhar dinheiro com cerveja artesanal

Se produzir cerveja artesanal é a sua praia e você constantemente se pergunta por que não transformar o hobby em negócio, seja bem-vindo! Selecionamos algumas ideias de como ganhar dinheiro com cerveja artesanal que você já pode colocar em prática – aliando o útil ao agradável! Acompanhe!

Brewpub, fábrica e bar em um só lugar

Imagine ter a sua fábrica de cerveja artesanal dentro de um bar – ou um bar dentro da sua uma fábrica. Bom, a ordem dos fatores não vai alterar o produto! O brewpub é um bar que produz a cerveja que serve a seus clientes ali mesmo, no próprio estabelecimento.

Na Alemanha, praticamente cada bar produz sua própria cerveja e é muito difícil encontrar cerveja em lata ou em garrafa. São mais de setecentas as pequenas cervejarias que produzem até 5 mil barris por ano. Nos Estados Unidos, os brewpubs também já viraram moda. Aqui no Brasil, a modalidade está conquistando tanto os empreendedores quanto os consumidores.

Investir em um brewpub é uma solução viável – e rentável – para quem deseja ganhar dinheiro com a produção comercial de cerveja artesanal. As vantagens são grandes: corta-se custos com intermediários, logística e até mesmo envase. É possível até servir a cerveja direto dos tanques maturadores.

Quem abre um estabelecimento desse tipo pode – não, deve! – apostar em novas e saborosas experiências. Isso porque a produção geralmente é realizada em pequena escala, o que permite mais versatilidade e dinamismo na criação de novos rótulos. Ah, e do ponto de vista legal, o brewpub é considerado um bar, ainda que produza a própria cerveja.

Cervejaria cigana

Se você já produz a sua própria cerveja artesanal em casa e deseja faturar com as suas criações, mas não tem capital suficiente para montar uma fábrica, pode, simplesmente, “emprestar” uma. Basta elaborar a sua receita, abrir uma empresa, registrar uma marca e se associar a uma cervejaria para produzir e comercializar os seus rótulos no mercado.

É uma terceirização da produção, um modelo conhecido por cervejaria cigana – ou colaborativa ou associada.  Isso permite que você tenha possibilidade de produzir sua marca e vários estilos de cerveja em grande escala, sem necessariamente ter que investir em maquinários, estrutura etc.

Ao comparamos com os milhões de reais necessários para montar uma fábrica, o investimento para iniciar uma cervejaria cigana é bem mais baixo, em torno de R$ 100 mil. O desenvolvimento da marca, o design do rótulo, os barris para maturar a cerveja, o custo de produção, o marketing e, claro, a dedicação e criatividade para elaborar os sabores ficam também por sua conta!

Beer Truck, bar itinerante sobre rodas

Inspirados no movimento dos food trucks e aproveitando o crescimento do mercado cervejeiro, nasceram também os beer trucks, bares intinerantes sobre rodas que levam a bebida mais apreciada no país às bocas mais sedentas.

Incentivados pelo custo acessível de investimento e retorno rápido, empreendedores tem se aventurado nesse mercado que cada vez mais vem se mostrando favorável e receptivo para essa modalidade de negócio, muito comum em países da Europa e dos Estados Unidos.

Além de inovar oferecendo os sabores diferenciados das cervejas artesanais, vale também considerar circular em feiras gastronômicas, parques e até mesmo festas e eventos particulares. Uma excelente maneira de ganhar mais dinheiro com a sua cerveja artesanal, não acha?

Oportunidades não faltam no mercado. Vale lembrar que é preciso, sempre, analisar o mercado, conhecer as atividades mais lucrativas e ficar de olho na concorrência. De resto, basta acreditar e correr atrás… claro, sempre acompanhado de uma bela breja, não? Tim tim!

Você já acompanhou os outros artigos sobre cerveja artesanal que publicamos nas semanas anteriores aqui no blog? Não? Então não deixe de ler! Confira:

Uso de GLP em cervejarias

Quero montar uma cervejaria artesanal. Quais os primeiros passos?

Conheça os equipamentos indispensáveis para produzir a sua cerveja artesanal

Gostou das nossas dicas? Você já se aventura no mundo das cervejas e quer tornar isso algo mais profissional? Como? Conta pra gente aqui nos comentários!